Pesquisar este blog

domingo, 6 de maio de 2012

Praça do Derby


Foto: Praça do Derby / Arquivo Fundaj
Localizada no bairro do Derby, que liga a Avenida Caxangá a Avenida Conde da Boa Vista, tendo como via a Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcante no Recife, PernambucoFoi projetada e construída no ano de 1925 em frente ao antigo Hotel de Delmiro Gouveia, hoje atual Comando da Policia Militar de Pernambuco, na qual a praça do Derby fazia parte do projeto recreativo dos hospedes do hotel. Sua construção foi executada na época de Sérgio Loreto, então governador tendo como prefeito o engenheiro Antônio de Góis.


Foto: Arquivo Fundaj
PRENÚNCIOS DO PAISAGISMO MODERNO: O PARQUE DO DERBY NO "NOVO RECIFE" DE 1925

O projeto antecedeu o que foi denominado Paisagismo Moderno, lançando bases para o paisagismo depois projetado e executado pelo arquiteto Burle Marx.


História

Foto: Garçom e Menu

O projeto de um parque recreativo vem do tempo de Delmiro Gouveia, em 1898. Conjugava a ideia do verde sanitário e o verde decorativo, conforme preconizava o arquiteto Camillo Sitte, utilizada pelo engenheiro Saturnino de Brito (1909 - 1915). Teve sua construção realizada na primeira administração de Antônio de GóisFoi incluída no projeto que Burle Marx fez para vários logradouros do Recife entre 1935 e 1937.








RESUMO

Foto: Garçom e Menu
O Parque do Derby, hoje Praça do Derby, implantado em 1925 como iniciativa do governador Sergio Lorêto na gestão do prefeito Antonio de Góis, lançou as bases do paisagismo moderno no Recife, antecedendo a atuação do paisagista Burle Marx (1935-1937). Um projeto de paisagem urbana que contemplava preocupações estéticas e ecológicas, no sentido de embelezamento e higienização, incluía o desenho de um loteamento, a definição de um padrão residencial configurado por palacetes, o projeto do Canal Derby-Tacaruna e a criação de um parque recreativo.

A concepção do parque segundo os moldes europeus continha elementos do romantismo inglês como coreto, pérgula, lago e alamedas, e o traçado do barroco francês, com imponentes eixos de circulação que garantiam modernidade e permanência na sua função de refúgio e reclusão para uma futura vida urbana intensa. Nesse sentido, grandes eixos arborizados formavam as ruas que articulavam os maciços vegetais com as futuras residências e edifícios institucionais do entorno, com o canal e com o rio Capibaribe. Tal magnitude, de certo modo, consolidava a idéia de complexo recreativo proposta por Delmiro Gouveia em 1898. O projeto do parque conjugava o ‘verde sanitário’ e o ‘verde decorativo’ do pensamento moderno de Camillo Sitte, que foi perpetuado no traçado sanitário do engenheiro Saturnino de Brito para o Recife entre 1909 e 1915. Trata-se de um projeto de paisagem e de espaço público articulado que exerceu influências no pensamento dos projetistas posteriores, incluindo Burle Marx, conjugando valores locais e universais e lançando as bases para a constituição de um paisagismo moderno na cidade do Recife. Este notável projeto foi conservado até hoje como um dos lugares de referência da cidade. Ana Rita Sá Carneiro e Aline de Figueirôa Silva


Foto: Espelhos da Água / Garçom e Menu

O bairro teve origem no ano de 1888. Era conhecido como Estância, numa referência á estância de Henrique Dias (século XVII).
Foi construída no local uma pista de corridas de cavalo, com uma arquibancada, pela Sociedade Hípica Derby Club, que deixou seu nome como herança a um dos bairros mais aristocráticos do Recife, entre as décadas de 20 e 60 do século XX.
Os recifenses apreciavam muito o hipismo e faziam desse prado um lugar de descanso e diversão, de encontros amorosos, de negócios e até mesmo de política.
Nessa época, o Recife possuía três prados: o do Hipódromo, o da Madalena e o do Derby. Quando a mania passou e o prado do Derby ficou abandonado, o coronel Delmiro Gouveia adquiriu-o e, firmando um acordo com a Prefeitura, transformou-o no Mercado Modelo Coelho Cintra.
Em 1900, o Mercado foi destruído por um incêndio, causado por uma ação da polícia, devido à perseguições políticas a Delmiro Gouveia. Após uma reforma, em 1924, o edifício imponente e eclético, em estilo renascentista, abriga até hoje o Quartel da Polícia Militar de Pernambuco.
Durante o governo de Sérgio Loreto, em 1924, foram realizados diversos aterros naCampina do Derby e a drenagem do canal onde hoje se situa a Avenida Agamenon Magalhães.


Foto: Garçom e Menu

A Praça do Derby, projetada por Roberto Burle Marx, foi construída entre 1924 e 1926. Durante muito tempo, num dos seus tanques vivia um peixe-boi que fazia a alegria da criançada. À sua volta foram construídos diversos casarões, onde morava a aristocracia recifense. Hoje, em alguns desses casarões, funcionam diversas clínicas e consultórios médicos.
Outro prédio que compõe a paisagem do bairro e o torna mais conhecido é o do Hospital da Restauração, que pertence ao Governo de Pernambuco e atende a maioria dos casos de emergência da cidade e de outros municípios do Estado.

Foto: Garçom e Menu
*O escorrego foi  doado pelo artista plástico Abelardo da Hora, foi recuperado recentemente.



Foto: Garçom e Menu
compartimento subterrâneo tipo deposito material

Foto: Garçom e Menu
Espelho D'Agua lado sul da praça







Foto: paisagismobrasil.com.br
Burle Marx

Nome completo Roberto Burle Marx
Morte 4 de junho de 1994 (84 anos) Rio de Janeiro, Brasil
Nacionalidade Brasileiro
Principais trabalhos:
• Praça do Derby – Recife-PE
• Jardins do Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro
• Paisagismo do Eixo Monumental, em Brasília
• Parque do Ibirapuera, em São Paulo







Fontes: Lúcia Gaspar - Bibliotecária da Fundação Joaquim Nabuco
               pesquisaescolar@fundaj.gov.br
               Fundação Joaquim Nabuco, Arquivo Publico do Estado-PE, Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual a sua opinião quanto a matéria?