Pesquisar este blog

domingo, 8 de setembro de 2013

O Serviço à Francesa

Foto: sgex.eb.mil.br
Quando vamos oferecer um jantar ou almoço a primeira decisão que precisamos tomar é a de como vamos estruturar o evento. É preciso definir se as pessoas ficarão em pé ou sentadas e se o encontro será formal ou informal. Para cada ocasião existe um tipo de serviço, e apenas após defini-lo você poderá começar a organizar os outros itens.

Uma dica quanto ao serviço à francesa, que em matéria de etiqueta à mesa é o mais requintado. Hoje em dia, devido as suas características, ele é pouco utilizado, sendo visto somente em jantares de embaixadas ou em situações de chefes de estado ou protocolares. Apesar da dificuldade de organizar um jantar à francesa genuíno, existem várias regras de etiqueta que podem ser aproveitadas ao organizar um belo jantar para seus amigos. Certamente esta é uma forma de homenagear seus convidados além de valorizar a sua imagem como um excelente anfitrião ou anfitriã.

Foto: elzirasimoes.wordpress.com


O primeiro passo para um bom jantar à francesa é definir o menu. Este é obrigatoriamente composto por um de degustação e segue a sequência descrita abaixo:



Antepasto – Saladas, frios, sopa ou consume, acompanhado de um espumante;
Entrada – Consiste de alimentos um pouco mais leves que o servido no prato principal, opte por carnes brancas: peixe, crustáceo e aves, acompanhando vinho leve (branco ou rosé);
Prato principal – Em geral à base de carne vermelha servida com os acompanhamentos e molhos adequados. Este prato é acompanhado por um vinho mais encorpado, geralmente vinho tinto; (atende para certas cortes mediante paladar de seus convidados e acerte em cheio na harmonização).
Prato de queijos;
Sobremesa;
Café, Chá e licores – Após o café, serve-se o licor ou conhaque, que são bebidas digestivas. (lembrando que o conhaque é mais indicado para lugares com a temperatura baixa).

Foto: casadesobra.wordpress.com

É indicado servir pratos e sobremesas mais leves no verão, e mais substanciais, no inverno.
Devido a formalidade deste serviço toda atenção é pouca na hora de montar a mesa, ela deve ser colocada minuciosamente de acordo com as regras de etiqueta. Dai todo o conforto e elegância será sentido pelos convidados.






A mesa para jantar à francesa

Nesta ocasião, devido ao menu, a mesa deve ser montada completa. Acima, tem a posição correta de pratos, talheres e copos. Lembramos que só se deve colocar na mesa talheres para pratos que serão servidos, então caso não haja sopa, espaguete ou consomê no cardápio, não se faz necessário colocar colher. Devemos ressaltar que a colher maior acompanha o prato fundo comum e a menor é para a sopa servida em tigelinha.

A lavanda e o pratinho de pão ocupam o mesmo lugar, então caso seja necessário o seu uso, ou seja, se você servir alcachofra, lagosta ou qualquer outra comida que o convidado tenha necessidade de “lavar” as pontas dos dedos, coloque apenas a lavanda na mesa.

Foto: come-se.blogspot.com
No serviço à francesa, os convidados sentam-se à mesa nos lugares indicados pelo anfitriã, então é aconselhado o uso de cartão de lugar, onde consta o nome de cada convidado à frente do local onde devem se sentar.

Quando o jantar estiver pronto para ser servido será informada pelo garçom a anfitriã e esta convidará todos para sentarem-se à mesa de jantar. Mas vale enfatizar que no serviço à francesa todo o requinte é necessário, então antes que as pessoas sejam convidadas à mesa é preciso que os copos de água estejam servidos, e que o pão já esteja no pratinho à esquerda. Caso queira coloque também uma bolinha de manteiga. Se você for servir como entrada um prato frio, ponha-o na mesa também antes de anunciar o jantar.

Durante o jantar todo o serviço fica por conta dos garçons, que estarão impecáveis, com seus uniformes bem passados e de luvas. Um garçom é elegante, tem postura e conhece bem as regras deste serviço:

mon-maitre-d-hotel.restaurantemploi.com
O garçom ficará sempre à esquerda de cada convidado, usando um guardanapo na mão esquerda (dobrado em forma quadrada). A travessa vem acompanhada de talher de servir, com os cabos voltados em direção ao convidado, para que ele próprio se sirva. O garçom inclina-se ligeiramente para frente, de modo a deixar a travessa o mais próximo possível do convidado.
  • A primeira pessoa a ser servida é a senhora que está à direita da dona da casa (a convidada de honra), em seguida todas as mulheres, servindo a seguir, sempre a mulher que estiver à direita da que foi servida. Depois deve ser feita da mesma forma com os homens, iniciando com o convidado de honra, dando a volta à mesa e servindo por último o anfitrião. Para que este serviço não fique demorado deve-se utilizar dois garçons, um deve iniciar o serviço pelo lado direito da anfitriã, e o outro pelo lado direito da anfitriã, servindo os anfitriões por ultimo, simultaneamente. Lembramos que devemos esperar todos se servirem para começar a comer.
  • O garçom deve retirar o prato servido pela esquerda do convidado, e caso seja necessário, colocar um prato limpo pela direita. Para colocar e retirar pratos, não deve ser usado guardanapo. O lugar do prato nunca deve ficar vazio. O mesmo procedimento será repetido, até finalizar o jantar com a sobremesa.
  • As bebidas são servidas sempre pela direita e as garrafas não ficam sobre a mesa. O garçom deve sempre manter os copos abastecidos.
  • Antes de servir a sobremesa, o garçom deve limpar a mesa, retirando tudo (o ultimo prato deve ser retirado com o sousplat), menos os copos. Dependendo do tipo de sobremesa, pode vir já servida ou então o convidado serve-se do prato, individualmente.
  • O café pode ser servido à mesa, logo após a sobremesa, ou na sala de estar. O garçom deve trazer uma bandeja com o bule e o açúcar, colocando-a próxima à dona da casa, que então servirá os seus convidados.
  • É regar esperar que a dona da casa convide-os para saírem da mesa antes de se levantarem. Cada um deve colocar sua cadeira perto da mesa, como ela estava no início do jantar.
  • Um garçom que serve à francesa deve ser sempre um com muita prática, pois ele sabe como se portar diante de um convidado neste tipo de serviço, ele não deve esbarrar nos convidados enquanto serve e nem sequer encostar à mesa.


Esperamos ter atendido as suas expectativas nesta matéria.

Até a próxima!



Fontes:
  • www.sgex.eb.mil.br
  • www.casadesobra.wordpress.com
  • www.vitrinenews.com.br
  • www.micasasucasablog.com
  • www.noivascampinas.com.br
  • Curso Hotelaria e Turismo Senac-PE
  • Curso Etiquetas Socias Senac-PE

2 comentários:

Qual a sua opinião quanto a matéria?