Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Os seis aromas indesejáveis na taça


Use o nariz para saber se vinho não virou vinagre

Foto: gentileza Letsgodine
Os odores: sinais sobre se a bebida está boa
Quando abrimos uma garrafa de vinho, nos preparamos para sentir uma série de aromas que são característicos do vinho: florais, frutados, especiarias, etc. Tratam-se todos eles de aromas agradáveis, mas o que acontece se o vinho cheirar a ovo podre ou a xarope para tosse?

A especialista norte-americana Mary Orlin, autora do blog The Wine Fashionista, elaborou uma lista com seis aromas que identificam muito facilmente os vinhos que não estão em bom estado. Se é esse o caso, ela recomenda pedir que se troque a garrafa (no caso de estar em um restaurante), porque pode ocorrer que um vinho tenha falhado, segundo informa The Huffington Post.

Eis a lista

Oxidado: o vinho cheira como se fosse um xarope ou tem cheiro de noz. A cor do vinho também ajuda a identificar: se é vermelho tijolo, significa que o tinto não está bom, e o mesmo para os brancos quando sua cor é dourada. Se o vinho está oxidado, significa que não foi conservado corretamente ou esteve em contato com uma fonte de calor.
Acidez volátil: o cheiro se assemelha a vinagre ou a acetona. Deve-se a uma bactéria conhecida como acidez volátil (ou VA).
Enxofre: é quando o vinho cheira a ovo podre e isso ocorre quando a vinícola usa demasiado enxofre na produção do vinho para evitar a formação de micróbios e bactérias.
Brettanomyces: é uma levedura usada em alguns vinhos e cervejas e que cheira a xarope para tosse ou as típicas fitas adesivas para cobrir cortes e feridas.
Rolha: às vezes pode acontecer de a tampa do vinho ser afetada por uma bactéria (conhecida como TCA) que faz com que o vinho cheire a sótão úmido ou cachorro molhado. Tomar esse vinho não causa dano à saúde, mas o aroma o torna desagradável.
Sulfeto: é o mesmo cheiro que se desprende quando se acende um fósforo. Trata-se de um antioxidante que se acrescenta ao vinho para evitar o desenvolvimento de bactérias. O cheiro pode vir de um vinho recém-engarrafado.

Clipping: piano15.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual a sua opinião quanto a matéria?