Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de outubro de 2011

VALE APENA CONHECER!!

Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano  

 Canhões
           A formação do acervo museológico do Instituto Arqueológico teve início com a fundação do sodalício. A visitação pública começou em 1866, com a abertura do museu, o que faz dele o primeiro de Pernambuco e um dos mais antigos em funcionamento no país. Desde a sua fundação, o Arqueológico passou a receber, na forma de doações ou como fiel depositário, bens culturais cedidos por particulares e entidades interessadas na conservação de peças antigas. Apesar de ser uma instituição dedicada aos estudos históricos, o pioneirismo fez com que vários objetos, ainda que não tivessem ligação direta com seus objetivos, fossem doados ao Instituto Arqueológico, na falta de outra instituição na qual se enquadrassem melhor. Nos seus primeiros anos funcionou como verdadeiro gabinete de curiosidades. A sua exposição contava com “cascos de tartarugas gigantes, a espada de um espadarte, um chifre de rinoceronte, uma costela de baleia e mesmo uma ‘pedra anti-diluviana’”.


Painel Batalha dos Guararapes ao centro Nossa Senhora dos Prazeres
O acervo museológico do IAHGP contém grande quantidade de telas e retratos de figuras importantes da história de Pernambuco. Entre elas destacam-se três telas pintadas por Victor Meirelles, retratando o Conselheiro João Alfredo, o seu filho Manoel Correia de Oliveira Andrade e o do seu tio e sogro, o terceiro Barão de Goiana. A coleção de pinturas inclui ainda dois grandes painéis das Batalhas dos Guararapes, procedentes da Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres dos Montes Guararapes.
Por seu pioneirismo como centro de estudos históricos na então província, o IAHGP recebeu uma grande quantidade de documentos oriundos de várias instituições públicas, como por exemplo, as Atas da Câmara do Recife e os ofícios da Presidência da Província. Ainda no século XIX, recebeu os fundos documentais da Companhia Holandesa das Índias Ocidentais (WIC) copiados por José Hyginio Duarte Pereira na missão de resgate documental financiada pela Assembleia Provincial. Trata-se do mais importante fundo arquivístico sobre o Brasil Holandês. Já no século XX, Mário Melo e Orlando Cavalcanti, entre outros, enriqueceram ainda mais a coleção de documentos históricos com a aquisição na Europa de papéis de interesse para Pernambuco.
           O fundo Mário Melo é composto por uma série de documentos (cerca de 1.200) que vão do século XVI ao XX, sobre aspectos administrativos, políticos e culturais da história de Pernambuco. O fundo Orlando Cavalcanti contém cerca de 160 caixas de documentos judiciais e cartorários e ainda cerca de 60 caixas com cartas, notas e cópias de documentos com informações de interesse para o estudo da genealogia. No final do século XX, o IAHGP recebeu a guarda de mais de cem mil processos oriundos do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Esse material inclui processos criminais, de falência e inventários que cobrem uma cronologia que vai de meados do século XVIII a meados do século XX.

D. Pedro II criança
O fundo judiciário do Tribunal de Justiça de Pernambuco contém um número ainda não totalmente quantificado de documentos. Até o momento, foram identificados e relacionados 8.500 inventários (séculos XVIII ao XX), 6.700 processos criminais (séculos XIX e XX), 1.700 processos de falências (séculos XIX e XX) e 7.300 processos do Tribunal da Relação (século XIX e XX). Estimamos que existam cerca de 60 mil processos ainda não relacionados. Uma parte dos processos de inventário tem sido acondicionada e disponibilizada com apoio financeiro da Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE).
 Atravessando as décadas e superando dificuldades, o Museu do IAHGP vem cumprindo sua missão de levar ao público as relíquias da história de Pernambuco. Várias gerações de visitantes passaram pelos seus salões, recolhendo impressões que muitas vezes foram marcantes em suas vidas.


Mesa 1º Senado Funcionou em PE



 Diretoria Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano
Presidente: Margarida de Oliveira Cantarelli (2008-2011)
1º Vice-Presidente: José Luiz Mota Menezes
2º Vice-Presidente: Nilzardo Carneiro Leão
3º Vice-Presidente: George Félix Cabral de Souza



IAHGP - Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano
Rua do Hospício, 130, Boa Vista, Recife - PE - CEP.: 50060-080
Fone: (81) 3222-4952 / e-mail: contato@institutoarqueologico.com.br
Horário de visitação: Segunda à sexta-feira, das 13h às 17h / Sábado, das 8h às 12h 



fonte: http://www.institutoarqueologico.com.br/ - Fotos: Garçom e Menu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual a sua opinião quanto a matéria?