Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Circuito gastronômico de terreiro



Imagem: diversidade-religiosa.blogspot.com.br
Comidas servidas em terreiros,  foram apresentadas no último final de semana de Março, a quem desejasse conhecer a culinária de terreiros, por meio do projeto "Táxi Cultural".
Mesmo não sendo um dos primeiros eventos desta natureza, na região metropolitana, há registros de outros festivais de gastronomia africana, o mesmo contou com um bom número de participantes, membros e não membros do Candomblé.

O Recife é o terceiro maior polo gastronômico do Brasil, segundo dados de administradoras de cartões de créditos e empresas do setor. "Muitas pessoas de outros estados do Nordeste, como a Paraíba, Rio Grande do Norte e do interior do Estado vem para a capital por conta da variedade gastronômica do lugar". Palavras de Luciana Carvalho, ex presidente da Empetur - Empresa Pernambucana de Turismo.

Imagem: jconline.oul.com.br

Para que realmente os Orixás recebam e fiquem satisfeitos com as oferendas alimentícias, popularmente chamadas de "comidas de santo", é fundamental entender o significado e a essência da comida litúrgica. De fato, as divindades não comem a comida em si apresentada, mas sim, absorvem toda energia depositada desde o preparo, até ao momento da entrega.

Estes princípios resultam nos preceitos e fundamentos que permeiam a elaboração das comidas de santo.

Imagem: folha.oul.com.br

É necessário, dedicar amor desde a colheita a compra dos ingredientes. Antes de iniciar o preparo seu corpo e alma devem estar limpos. Segue-se um ritual: tomar um banho de folhas, se vestir adequadamente com as indumentárias religiosas, entrando inteiramente no ambiente espiritual do terreiro.

O Circuito Gastronômico de Terreiro promovido pelo Táxi Cultural, aconteceu no domingo, 29 de Março. O passeio visitou o Ilê Asè Sangô Ayra Ibonã, em Pirapama, no Cabo de Santo de Santo Agostinho, Pernambuco.

Imagem: comidasritualistadeterreiros.blogspot.com

Serviço: O projeto "TÁXI CULTURAL" atua na promoção e organização de roteiros de turismo cultural, criativo e de vivências.
Informações e-mail: taxicultural@gmail.com


"Existem certas peculiaridades no Candomblé que às vezes as pessoas não compreendem muito bem. Uma delas explica-se pelo fato da culinária, dentro da casa de Candomblé, ser de grande importância porque as comidas oferecidas aos Orixás são sagradas e imprescindíveis, tornando a cozinha um lugar de grande movimento."  VIRGINIA, Carmem . (2010)

Fontes: Blog: http://segredoseencanto.blogspot.com.br
             Blog: http://comidasritualisticasdeterreiros.blogspot.com
            Blog: http://povodoaxe.blogspot.com.br
            Fan Page: https://www.facebook.com/taxicultural
            Fan Page: https://www.facebook.com/sangoayraibona
           https://www.folhaonline.oul.com.br .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual a sua opinião quanto a matéria?