Foto: pt.dreamstime.com |
Em
grande parte dos restaurantes, os clientes são famílias com crianças menores de
12 anos – principalmente aos finais de semana. Ainda assim, muitas vezes, elas
não são tratadas como tal e deixam de receber o devido atendimento como cliente.
E
porque você deveria prestar atenção a este segmento de mercado? Ora, porque, de
acordo com números coletados no mercado, sete em cada dez consumidores dizem
levar em conta a maneira como o restaurante trata a criança. E, mais ainda, as
famílias com crianças menores de 12 anos representam uma fatia significativa
dos gastos em alimentação fora do lar.
Conheço
exemplos de restaurantes que aumentaram em quase 30% sua receita reformulando
completamente o atendimento às famílias. E isso, não só pelo consumo das
crianças, é lógico, mas pelo retorno continuado ao mesmo local, justamente pelo
diferencial de atendimento. Quando as crianças passam a ser consideradas como
clientes infantis – e não como adultos – a tendência é de que o estabelecimento
consiga aumentar seu faturamento e, consequentemente, os lucros.
Foto: gestaoderestaurantes.com.br |
Além
de tudo, há que se considerar que as crianças são o futuro da indústria de
restauração. As experiências positivas que elas têm em seu estabelecimento
agora vão marcar suas memórias, e seu restaurante será um “porto seguro” quando
eles tiverem seus próprios filhos.
Relacionei
abaixo algumas ideias que pesquisei e que irão ajudá-lo a melhorar o seu
marketing familiar:
Crie
uma “noite família” – Separe uma noite da semana, como a segunda-feira, com a
promoção “crianças comem de graça”. Essas promoções são, geralmente, bem
sucedidas em restaurantes à la carte e podem impulsionar as vendas do jantar.
Direcione
o marketing para as mães – Toda mãe quer que seus filhos sejam tratados de
maneira especial. Assim você vai “ganhá-las” pela forma como fizer seus filhos
se sentirem.
Crie
cupons promocionais - Embora muitos restaurantes já tenham estratégias de
cupons para incentivar visitas repetidas, é possível criar algo específico para
famílias. Crie cupons que permitam que os clientes agreguem, gratuitamente,
itens de baixo valor para a combinação de refeições.
Foto: blogmundodobebe.blogspot.com |
Crie
um cardápio infantil – e quando eu digo cardápio infantil não estou falando de
meia porção, mas de um leque de opções específico para crianças. E aí sua
criatividade tem que vir à tona: alimentos palatáveis para as crianças (para
convencer o público infantil) e que sejam, também, nutritivos e saudáveis (para
convencer as mães e os pais).
Destaque-se
da multidão - Ofereça uma apresentação memorável que vai incentivar as crianças
a pedir aos seus pais para voltar ao seu restaurante regularmente. A
apresentação é uma obrigação quando vamos servir o público infantil, e o
marketing/material promocional deve refletir isso. Tenha em mente que a
variedade é essencial.
Foto: gestaoderestaurantes.com.br |
Envolva
as crianças por meio de atividade interativas – Ofereça uma boa variedade de
jogos e outros conteúdos interessantes montados em jogos americanos/toalhas de
papel ou blocos para que a criança brinque no restaurante e também leve para
casa. Se possível, crie uma continuidade que fará com que a criança queira
voltar ao seu restaurante, porque ali tem “aquele jogo legal que eu levei para
casa”.
Foto: www1.folha.uol.com.br |
Considere
o entretenimento digital – Grande parte das crianças já usa os tablets ou
smartphones dos pais. E os jogos digitais fazem parte do dia-a-dia de todos
eles – essa tendência é inevitável. Hoje, você pode comprar estes equipamentos
e jogos digitais por valores muito razoáveis. Baixe alguns jogos e ofereça os
tablets para que as crianças possam se distrair. O investimento se pagará em
pouquíssimo tempo.
oto: ladieswhodolunchinkuwait.blogspot.com |
Separe
algumas mesas para as crianças e/ou um canto do salão e crie um ambiente
específico para elas. Isso vai envolvê-las numa experiência que vai ocupar a
maior parte do tempo em que estiverem em seu restaurante. Além de permitir o
congraçamento com outras crianças e criar um ambiente verdadeiramente familiar.
Ao
compreender as crianças como clientes rentáveis e influentes, você tem um
grande potencial para o crescimento do seu estabelecimento.
Basta colocar em
prática as ideias acima, e outras que você mesmo pode criar.
AGORA, VAMOS AO TRABALHO!!
*Fonte: http://www.unimarket.com.br
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