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quinta-feira, 26 de setembro de 2013

CRIANÇA TAMBÉM É CLIENTE.

Foto: pt.dreamstime.com
Em grande parte dos restaurantes, os clientes são famílias com crianças menores de 12 anos – principalmente aos finais de semana. Ainda assim, muitas vezes, elas não são tratadas como tal e deixam de receber o devido atendimento como cliente.

E porque você deveria prestar atenção a este segmento de mercado? Ora, porque, de acordo com números coletados no mercado, sete em cada dez consumidores dizem levar em conta a maneira como o restaurante trata a criança. E, mais ainda, as famílias com crianças menores de 12 anos representam uma fatia significativa dos gastos em alimentação fora do lar.

Conheço exemplos de restaurantes que aumentaram em quase 30% sua receita reformulando completamente o atendimento às famílias. E isso, não só pelo consumo das crianças, é lógico, mas pelo retorno continuado ao mesmo local, justamente pelo diferencial de atendimento. Quando as crianças passam a ser consideradas como clientes infantis – e não como adultos – a tendência é de que o estabelecimento consiga aumentar seu faturamento e, consequentemente, os lucros.

Foto: gestaoderestaurantes.com.br 
Além de tudo, há que se considerar que as crianças são o futuro da indústria de restauração. As experiências positivas que elas têm em seu estabelecimento agora vão marcar suas memórias, e seu restaurante será um “porto seguro” quando eles tiverem seus próprios filhos.

Relacionei abaixo algumas ideias que pesquisei e que irão ajudá-lo a melhorar o seu marketing familiar:

Crie uma “noite família” – Separe uma noite da semana, como a segunda-feira, com a promoção “crianças comem de graça”. Essas promoções são, geralmente, bem sucedidas em restaurantes à la carte e podem impulsionar as vendas do jantar.

Direcione o marketing para as mães – Toda mãe quer que seus filhos sejam tratados de maneira especial. Assim você vai “ganhá-las” pela forma como fizer seus filhos se sentirem.

Crie cupons promocionais - Embora muitos restaurantes já tenham estratégias de cupons para incentivar visitas repetidas, é possível criar algo específico para famílias. Crie cupons que permitam que os clientes agreguem, gratuitamente, itens de baixo valor para a combinação de refeições.

Foto: blogmundodobebe.blogspot.com
Crie um cardápio infantil – e quando eu digo cardápio infantil não estou falando de meia porção, mas de um leque de opções específico para crianças. E aí sua criatividade tem que vir à tona: alimentos palatáveis para as crianças (para convencer o público infantil) e que sejam, também, nutritivos e saudáveis (para convencer as mães e os pais).

Destaque-se da multidão - Ofereça uma apresentação memorável que vai incentivar as crianças a pedir aos seus pais para voltar ao seu restaurante regularmente. A apresentação é uma obrigação quando vamos servir o público infantil, e o marketing/material promocional deve refletir isso. Tenha em mente que a variedade é essencial.

Foto: gestaoderestaurantes.com.br 
Envolva as crianças por meio de atividade interativas – Ofereça uma boa variedade de jogos e outros conteúdos interessantes montados em jogos americanos/toalhas de papel ou blocos para que a criança brinque no restaurante e também leve para casa. Se possível, crie uma continuidade que fará com que a criança queira voltar ao seu restaurante, porque ali tem “aquele jogo legal que eu levei para casa”.

Foto: www1.folha.uol.com.br
Considere o entretenimento digital – Grande parte das crianças já usa os tablets ou smartphones dos pais. E os jogos digitais fazem parte do dia-a-dia de todos eles – essa tendência é inevitável. Hoje, você pode comprar estes equipamentos e jogos digitais por valores muito razoáveis. Baixe alguns jogos e ofereça os tablets para que as crianças possam se distrair. O investimento se pagará em pouquíssimo tempo.

oto: ladieswhodolunchinkuwait.blogspot.com
Separe algumas mesas para as crianças e/ou um canto do salão e crie um ambiente específico para elas. Isso vai envolvê-las numa experiência que vai ocupar a maior parte do tempo em que estiverem em seu restaurante. Além de permitir o congraçamento com outras crianças e criar um ambiente verdadeiramente familiar.


Ao compreender as crianças como clientes rentáveis ​​e influentes, você tem um grande potencial para o crescimento do seu estabelecimento.
Basta colocar em prática as ideias acima, e outras que você mesmo pode criar.
 
Foto: comidasebebidas.uol.com.br


AGORA, VAMOS AO TRABALHO!!




*Fonte: http://www.unimarket.com.br 

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