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terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Como fazer os pedidos corretamente


Garçom e Menu
garçom é um dos profissionais que mais pergunta 'o que deseja?' _ mas nem sempre é tratado pela clientela como deveria.
ÉPOCA ouviu três maîtres sobre a forma certa de lidar com os garçons.
- Alves Atagerdes - maître, restaurante Gero, no Rio de Janeiro, 14 anos de grupo Fasano
- Manoel Neto - sommelier/maître, restaurante Nakombi, em São Paulo, 7 anos de experiência
- Rodrigo Calvente - maître, restaurante Forneria, no Rio, 10 anos de profissão

ÉPOCA - Como chamar o garçom?
Alves - O ideal e mais usual é 'por favor' ou 'garçom'.
Manoel - É bacana pedir pelo nome ou garçom mesmo.
Rodrigo - Por garçom ou pelo nome.

ÉPOCA - Qual a forma mais educada de fazer o pedido do prato?
Alves -
Solicitar o menu. Pode pedir a sugestão do maître para uma escolha ideal.
Manoel - Se o cliente não souber de antemão o que quer, explicar sucintamente os pratos.
Rodrigo - Chamar o garçom, pedir o menu ou uma sugestão do cardápio.

internet
ÉPOCA - Há problema de o cliente devolver uma garrafa de vinho?
Alves -
Nenhum. Caso o vinho esteja alterado, é mais que normal devolver, embora seja um caso raro, porque o sommelier degusta antes.
Manoel - Há variantes. Se o garçom/sommelier tiver indicado um determinado vinho e o cliente não gostar, não há problema. Se a integridade do vinho estiver comprometida, tem mesmo que ser devolvido. Porém, há caprichos de alguns clientes, que devem ser tratados na hora. Há pessoas que devolvem vinhos sem ter conhecimento algum.
Rodrigo - Se o vinho estiver estragado, nenhum. Ou se não estiver de acordo com o paladar do cliente.

ÉPOCA - E quanto a devolver comida?
Alves -
Desde que o prato não esteja no padrão que a casa oferece ou não esteja conforme o pedido do cliente.
Manoel - Se foi oferecido um prato e o cliente não gostou, ele pode e deve ser devolvido sem constrangimento algum. O garçom deve oferecer outra opção de maneira polida, deixando o ambiente absolutamente tranqüilo e sem quaisquer sensações negativas.
Rodrigo - Nenhum problema, se não estiver como o cliente esperava.

ÉPOCA - Como chamar a atenção do garçom que fez um serviço ruim sem que a clientela perceba?
Alves -
Normalmente chama-se o maître para fazer a reclamação.
Manoel - A melhor opção é chamar o maître. Ou, melhor ainda, o gerente para que a casa possa melhorar seus serviços.
Rodrigo - Chamar o maitre à mesa e expor o fato que desagradou.



interne
ÉPOCA - Uma gorgeta faz com que o cliente seja bem lembrado?
Alves -
Claro que não. O cliente tem que ser bem tratado independentemente da gorjeta. O nosso trabalho é tratá-lo bem e temos que fazer isso com dedicação e profissionalismo. Gostar do que fazemos é indispensável.
Manoel - Sim, sem dúvida, porém não é tudo. Quando um cliente sai feliz de verdade, o garçom se sente reconhecido e guarda isto para sempre.
Rodrigo - Eticamente, nenhuma diferença, mas acredito que, no inconsciente, a relação pode ficar mais próxima.

Fonte: Revista Época Online – Edição Nº 427

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