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quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Os Vinhos de Supermercado


Publicado em Falando sobre Vinhos.
Foto: internet
A grande maioria de consultores de vinhos, enófilos empedernidos e especialistas mais radicais, em parte, tem razão quando dizem que os vinhos baratos e comerciais, vendidos em supermercados, não têm sofisticação. Esquecem eles, no entanto, que ao lado dos vinhos baratos de baixa qualidade (produzidos pelas Cooperativas do Sul da Europa), a cada dia, também chegam às gôndolas dos supermercados uma gama crescente de vinhos cada vez mais sofisticados, elaborados pelos produtores do Novo Mundo. A outra alegação, de que as prateleiras dos supermercados não são o lugar ideal para guarda de vinhos, (uma vez que as garrafas são mantidas de pé, sem refrigeração e expostas à luz), também pode ser refutada, uma vez que os vinhos, ali expostos e adquiridos, são, na grande maioria das vezes, para o uso no quotidiano  e  consumo imediato.

Foto: internet
É óbvio que enotecas, delicatessens e lojas especializadas — com ambiente refinado, atendentes treinados, vendedores com conhecimento sobre o produto e um catálogo mais completo e sofisticado — são e continuarão a ser a opção mais adequada para ter contato com novos rótulos e, principalmente, para adquirir vinhos referenciados por críticos e revistas especializadas ou os reservados para ocasiões especiais. Mas para os neófitos, para enófilos que buscam constantemente etiquetas das mais diferentes regiões vitivinicultoras, ou mesmo quem busca um vinho mais elaborado e que não quer pagar um preço exorbitante, as gôndolas do supermercado costumam ser a solução mais prática.

Contrariamente ao que ocorria há cerca de cinco anos, quando não havia espaço destinado à venda de vinhos, somente de destilados, as redes de supermercado, tanto locais como nacionais e internacionais, reservam áreas cada vez mais espaçosas e organizadas para venda e, algumas até, para degustação da bebida.

É bem verdade que acompanham uma tendência mundial e uma estratégia de vendas que obteve sucesso nas grandes metrópoles, buscando reverter os inexpressivos números nacionais (2% ou pouco mais, per capita), diante dos padrões mundiais.

Foto: internet.
Talvez, em razão disso, bons vinhos, de diferentes países, a preços justos, hoje, são facilmente encontráveis em quaisquer lojas de redes de supermercados. Para encontrá-los, é necessário somente um diligente trabalho de “garimpagem”. Neste processo, é comum encontrar vinhos, particularmente, do Novo Mundo, muitos deles referenciados em guias, com preços excepcionais.

Em outras circunstâncias, é prática comum nas grandes redes, quando o produto não tem uma boa vendagem dentro de um determinado prazo de tempo, ter o seu valor reduzido a preço de custo.  

Costumeiramente, isso significa 40% ou 50% do preço ostentado anteriormente. A “garimpagem” em um supermercado, no entanto, exige muita atenção. Tanto quanto no próprio garimpo. É necessário estar muito atento a detalhes, que podem evitar aborrecimentos. Observar o acondicionamento nas prateleiras e gôndolas é uma boa prática, da mesma forma que analisar detidamente o estado das garrafas e rótulos e o seu estado de conservação. Ainda no quesito cuidados para compra de vinhos em supermercados, é de bom tom, avaliar a climatização do local  e observar se sobre as gôndolas incide luz solar Por fim, atentar sobre safra (lembrar que vinhos brancos, principalmente os do Novo Mundo, quanto mais jovens menor será a possibilidade que estejam estragados) e, principalmente, se o produtor é conhecido. Buscar no contra-rótulo a empresa responsável pela importação é um dado que costuma ter importância, pois muitas vezes assegura a qualidade do produto, uma vez que as grandes importadoras fazem pesquisa e visitam feiras especializadas para trazer vinhos que tenham sucesso comercial.

Foto: internet
Além do mais, as próprias redes de supermercado já estão fazendo suas próprias importações (Hiper Bompreço importa os vinhos da vinícola Gracia de Chile, o Carrefour os da Cremaschi Furlotti e o Pão de Açúcar-Extra os da bodega Dona Paula), o que garante bons vinhos a preços extremamente competitivos. O trabalho de garimpo em supermercado passa obrigatoriamente, também pelas vendas promocionais que usualmente acontecem em datas especiais (Páscoa, Natal, etc) ou as que aparecem ocasionalmente. Nessas datas, as redes costumam reduzir os preços de rótulos que não tem boa vendagem, e é a oportunidade ideal para abastecer a adega com o vinho do dia-a-dia, e pagar menos por isso. Claro está que entre os rótulos de qualidade, há centenas de garrafas de  zurrapas intragáveis, que de forma nenhuma devem alimentar o preconceito contra os “vinhos de supermercado” e desdenhar esta alternativa na hora da compra.


fonte: por @wine_vinhos - Tribuna do Norte blog vinho divino vinho

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