Pesquisar este blog

domingo, 4 de agosto de 2013

Como nasceu a cerveja?

FOTO: SENHORDACANEC.BLOGSPOT.COM

Como nasceu a cerveja? Antigos caçadores-coletores, frustrados com a limitada disponibilidade sazonal de bagas e frutas, tentaram estocá-las.  Leveduras selvagens se transformaram em vinho, mas lhe faltava valor nutritivo.  

O comportamento civilizado surgiu com as primeiras cervejas; constituíram-se comunidades especificamente para cultivar grãos – mas com que objetivo? Quando misturaram pela primeira vez grãos de cereais à água, que resultado esperavam? Será que imaginavam algo como mingau, polenta ou pão? Novamente as leveduras selvagens entraram em jogo e criaram a cerveja. As pessoas se sentiram “bem-aventuradas” e a cerveja foi considerada uma bebida apropriada para uso em rituais sagrados.

Foto: megaarquivo.com
Os pergaminhos aramaicos que constituíram a base da Bíblia citam Jesus transformando miraculosamente a água em “bebida forte”. Os gregos traduziram por “vinho”, mas a versão saxônica dos Evangelhos se refere à cerveja. Os períodos passados por Cristo e são João no deserto inspiraram eremitérios, e mais tarde mosteiros, que desempenharam um papel central no desenvolvimento tanto do vinho quanto da cerveja. Firmaram-se como centros de comunidade, agricultura e estudos. Alguns deles ainda produzem estas bebidas (além de pão, queijo, conhaque e doces de nozes). Monges e freiras trabalham conscienciosamente para melhorar a qualidade de nossa vida, visando não apenas o bem estar espiritual, mas também as necessidades sociais e até mesmo sensuais.

*DICA: COMO GELAR CERVEJA EM POUCOS MINUTOS.

A forma mais eficiente e barata de gelar cervejas instantaneamente, usada por buffets, nos bares, restaurantes e churrascarias. A fórmula é simples, usa-se álcool, gelo e sal. Se chama salmoura.

Foto:  http://ogourmet.net/
Material necessário para 12 latinhas de cervejas:
- Recipiente (balde, bacia ou de preferência uma caixa de isopor).
- Um saco de gelo.
- Álcool líquido.
- Sal.



Como preparar:
Passo 1 – Coloque meia quantidade de gelo no recipiente.
Passo 2 – Coloque as cervejas.
Passo 3 – Coloque o restante do gelo por cima das cervejas.
Passo 4 – Pegue um pouco de sal (um copo de 300 ml) jogue por cima da cerveja.
Passo 5 – Pegue um litro de álcool e jogue por cima. (ATENÇÃO! Não realizar esta ação próximo a churrasqueiras, lugares que tenham produtos inflamáveis, pessoas fumando, correntes elétricas ou e crianças.)
Passo 6 – Feche o recipiente onde estão as cervejas. O gelo vai derreter muito mais rápido do que normalmente, mas em questão de alguns minutos a cerveja estará gelada.

Foto: puaramagia.espaceblog.com.br

Já pode servir as cervejas.

Elas estarão geladas e bem geladas ao ponto de ouvir alguém dizer: 

- Nossa! Essa cerveja está muito gelada!









Fonte: www.emporiumbeerstore.com.br
http://ogourmet.net/

Um comentário:

Qual a sua opinião quanto a matéria?