Pesquisar este blog

domingo, 4 de agosto de 2013

O GARÇOM

Foto: Garçom e Menu


A palavra "Garçon" é de origem francesa e quer dizer "garoto, menino". Logo aportuguesada troca-se o “n” pelo “m”.








Esta é até hoje uma das funções mais importantes da humanidade e há quem diga jamais será reconhecida a função de garçom como profissão. Muitos acreditam ser apenas um trabalho mecânico, o profissional que não deu certo na vida, um subemprego, função de baixa valia para o mercado de mão de obra. Mas enganam-se as mais vaidosos humanos com seus Egos.

Garçom: empregado que presta serviços de mesa, preparando a Maise in Plase, do francês “garçon” que quer dizer “rapaz”. O Garçom é um funcionário que trabalham em hotéis, bares, restaurantes ou casa que sirva comidas ou serviços de vinhos ou bebidas. Trabalha servindo atendendo tirando pedido de comidas, bebida, drinks, servindo vinhos ao cliente. E a sua renda não vem só de seu salário como também através das gorjetas deixadas pelos clientes satisfeitos com o atendimento realizado.


A GORJETA

Foto: atedebaixodagua.wordexpress.com
Nos Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, Brasil e muitos outros países do Ocidente e em partes do Oriente Médio, é habitual que os clientes paguem uma gratificação para um servidor após uma refeição. 15% é o considerado normal nos Estados Unidos, com um pequeno aumento para 30% no Canadá e Áustria, dependendo do nível de qualidade do serviço.

No Brasil, é comum clientes ofertarem 10% aos profissionais da área. Em algumas situações, uma "taxa de serviço" será incluída na conta do restaurante (contribuição no qual se iniciou ha muitos anos como forma de pagamento ao garçom que trabalhavam sem registro em carteira, free lance, então ele teria de tudo o que vendesse 10%). Também chamado de gratificação, uma taxa de serviço "será automaticamente aplicado para situações em que a gerência do restaurante impõe isso para garantir que os servidores trabalhem em diversas situações. Essas taxas de serviço são geralmente em torno de 18%; uma taxa voluntária adicional é dada às vezes. Há um certo debate nos Estados Unidos em torno desta taxa. Alguns argumentam que 15% ou 20% é o mínimo. No entanto, algumas pessoas ainda acreditam que a taxa imposta por alguns restaurantes é uma forma de transferir a responsabilidade de pagar salários dos servidores aos clientes. Estas são questões regionais, culturais e muito subjetivas.

Em Pernambuco a Lei nº 13.856/09, sancionada pelo poder executivo estadual em 31 de agosto de 2009, proíbe bares, restaurantes de cobrarem 10% sobre valor da conta. E mesmo causando muito “furdúncio” e ações judicias esta em vigor.

E lembrando que gorjeta não é “taxa de serviço” e sim uma forma de agradecimento quanto da sua satisfação do atendimento que acabou de receber e o valor é você que determina quanto irá dar ao profissional que lhe atendeu.


O TRABALHO

Além de servir comidas, bebidas e, ouvir lamuria de todos e não contar pra ninguém, os melhores garçons se destacam como “Maitre” (função que corresponde a de gerente no mercado trabalho fora do setor) ou "Sommellier", entendem muito de vinhos, sebe tudo ou quase tudo.
E na sua carreira o "Maitre" sabe tanto receber as pessoas quanto preparar pratos, coquetéis e sobremesas. É mais que um mestre de cerimônias de um restaurante. O "Sommelier" conhece de vinhos tanto no sabor quanto no trato com o mesmo e a melhor harmonização com petiscos, pratos, ocasiões e certas regiões.

Foto: Garçom e Menu / Roda de Boteco
A HOMENAGEM

No dia 11 de agosto também é comemorado o dia do Garçom. Não se sabe ao certo em que ano se deu inicio esta comemoração, mas, saibam que não é mera coincidência não este evento ser comemorado no mesmo dia do advogado, dos cursos jurídicos e dos estudantes.
Era de costume na França, alguns estudantes de direito irem a um bar, taberna ou a um restaurante beber, comer, se divertirem bastante e depois da festa sair sem pagar a conta. Era o tão conhecido “calote”. Mas, como em tudo nesta vida chega a evolução e com ela a boa relação entre as pessoas. Com a então relação entre estudantes, advogados e garçons, não foi diferente e hoje, isto não mais existe, hoje é respeito. Há até quem deixa neste dia ótimas gorjetas para o Garçom, além dos tão polêmicos 10% já cobrados na conta.
Por estas e outras historias que devemos sempre dá os parabéns a estes "meninos homens" a quem tanto desabafamos depois de uma dose a mais.


VOCÊ SABIA?

Há vários registros de que certas celebridades já trabalharam como garçom em algum momento da vida ou situação. Talvez seja por essa aparente facilidade de se trabalhar como um garçom que levam muitos a não valorizar estes profissionais ou de que as estrelas alegarem já ter realizado este trabalho. Há uma enorme diferença entre ser um garçom, atendente ou carregador de bandejas (termo como é chamado o trabalhador que ainda não esta qualificado para tal serviço).
Mas, ha celebridades que realmente trabalharam como Garçom e fizeram bonito. Duas delas citaremos aqui e que depois tornaram-se mitos da música.

Um foi o Nelson Gonçalves. Por conta de não ir à guerra, se escondeu e por quase uma década trabalhou como garçom num restaurante de um conhecido de seu pai de onde saiu para encantar o Brasil com a sua inesquecível voz.


Foto: godards.tumblr.com (aqui com paul newman
relembrando seu tempo de garçom)

Outro, também um mito da música, teve seu momento e precisou por um bom período trabalhar como garçom na boate onde cantava. - Frank Sinatra! Você já imaginou um dia ter tido a sorte de ter diante de você em um restaurante dos Estados Unidos, na década de 1960, Frank Sinatra? – Pois é! O mais lindo par de olhos azuis já carregou uma bandeja.









Fontes:
godards.tumblr.com
www.jblog.com.br
arquivo MTSPrev.
Diário Associados
http://www.alepe.pe.gov.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual a sua opinião quanto a matéria?