Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de junho de 2013

BEM-VINDO AO BRASIL ORIGINAL. BEM-VINDO À ROTA DOS ENGENHOS DE PERNAMBUCO.

Fazer a rota dos engenhos e maracatus em Pernambuco e estudar história é quase fazer a mesma coisa, uma viagem turística pelas raízes históricas do lugar que se esta sendo visitado naquele instante, chegamos a perceber que aquele pedacinho de chão em que estamos pisando neste exato momento, muitas emoções foram vividas por nossos antepassados, a o exemplo das ruinas do Arraial Novo do Bom Jesus no bairro dos Torrões em Recife, onde lá, foram travadas lutas intermináveis por décadas em defesa do nosso território pernambucano da invasão holandesa. Ali, índios, negros, brancos e mamelucos foram vitoriosos com bravura por uma nação.

Foto: Arquivo blog Garçom e Menu
Ruínas da casa de armas do Arraial Novo do Bom Jesus (onde encontradas munições não usadas, armas e corpos) – Localizada Avenida Cruzeiro do Forte no bairro dos Torrões – Recife – PE

O mestre Gilberto Freyre já dizia: "Sem açúcar, não se entende o Nordeste, não se entende o Brasil". E foi justamente por conta deste tesouro maior que Pernambuco tem uma coisa mágica dentro de seu território, seu espaço físico e politico que se faz um dos melhores lugares no Brasil para ser visitado turisticamente por várias gerações e interesses.

Viajar pela Zona da Mata de Pernambuco é voltar às origens. É deparar-se com o charme bucólico da tradição dos tempos vividos. Nos antigos engenhos, com suas imensas plantações de cana de açúcar verdinhas esperando sua colheita e logo se via um descampado sem fim. A casa-grande, onde repousava o senhor e os segredos de uma vida em esplendor e luxo com o contraste das senzalas com horas marcadas, noites longas, chão batido e alimento sagrado vindo do suor onde muitas vezes avermelhados de sangue extraído da forte e insensível exploração da mão de obra. Exorcizadas pelo tempo, elas hoje abrigam tão somente charmosas e aconchegantes pousadas. Capelas e igrejas centenárias, que revelam um sincretismo religioso ocultado na época dos senhores Barões, Condes e Coronéis, onde apenas o catolicismo era aceito como fé verdadeira.

No encurtar desta resenha, realizando um Tur por Pernambuco encontramos as cavalgadas, onde se desbrava caminhos percorridos até por Lampião, rios e cachoeiras para banhos de água corrente, cristalina e térmica, peças sacras e um mobiliário antigo artesanalmente produzido e o deleite da real vida do campo.
foto: panoramio.com - Igreja do Rosário dos Homens Pretos - Goiana - PE
Uma viagem para deparar-se com a arte barroca de Goiana, na secular Igreja do Rosário dos Homens Pretos, abriga um acervo com mais de duas mil peças sacras, entre elas, a imagem em ouro de Nossa Senhora do Amparo, doada aos antigos escravos pela Princesa Isabel. Para conhecer o mistério e a beleza da cultura surgida à beira dos canaviais em Nazaré da Mata, os enigmáticos caboclos-de-lança do maracatu rural fazem a festa, balançam seus chocalhos pelas ruas, exibem suas cabeleiras multicoloridas de um Brasil profundo, um Brasil atemporal.

Foto: arquivo blog Garçom e Menu
Ocas na entrada da cidade de Tracunhaém Espaço cultural para exposição de artesanato da Zona da Mata

Uma arte expressa nos tapetes de grande influência ibérica de Lagoa do Carro. Ou nos escultores de Carpina, Paudalho, Vicência e Tracunhaém, terra onde a imaginação dos homens ganha contornos no barro. Dezenas de ceramistas moram nas cidades erguidas entre montanhas.

Divulgação
Entre mesas fidalgas e tabuleiros de rua, encontra-se a culinária que evidencia a Civilização do Açúcar. Nos engenhos, prepare-se para um banquete: pamonha, canjica, munguzá, coalhada, iogurtes caseiros, queijos de coalho e manteiga, pães e biscoitos, tapioca, beiju, manteiga artesanal, café bem passado, sucos de frutas e muitos bolos, de mandioca, barra-branca, bolo-de-rolo... Mandioca e carne seca. Galinha caipira guisada. E, claro, uma cachaça de alambique.

Não importa em que cidade hospedar-se. Estão todas muito próximas. Em poucos quilômetros de distância, o visitante volta no tempo. Bem-vindo ao Brasil original. Bem-vindo à Rota dos Engenhos de Pernambuco.



fonte: Fundaj – Fundação Joaquim Nabuco.

             portaldeturismoPE 

3 comentários:

  1. Parabéns Elias!

    Excelente dicas, o Brasil precisa aprimorar e tirar vantagem do seu potencial turístico e culinário. Excelente Blog!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Elias. O Brasil precisa aprimorar mais o seu potencial turístico e culinário. Excelente blog!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Elias. O Brasil precisa aprimorar mais o seu potencial turístico e culinário. Excelente blog!

    ResponderExcluir

Qual a sua opinião quanto a matéria?