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sábado, 19 de março de 2011

Como Servi Bem!

Como Servi Bem por Julio Cesar


Um serviço de alto padrão inclui as seguintes características:

- Aparência: Limpeza, asseio, pele limpa, cabelo bem cortado e penteado, barba bem feita, unhas cortadas e bem feitas, roupa limpa e bem passada, perfume suave ou nenhum perfume (mas é bom um aerosol seco para evitar possível odor de transpiração, indico o Dove pepino e chá verde, a axila fica seca e o cheiro é suave e ótimo);

- Conduta e personalidade: Simpatia sem ser forçada ou exagerada, calma, educação, prontidão, gentileza e compromisso. Nunca fale de problemas pessoais ou do local, nunca fale mal de ninguém, nunca reclame de nada para o cliente, nunca faça comentários pessoais sobre ninguém da mesa, nunca toque ninguém, nem mesmo crianças ou bebês, nunca experima emoções de desagrado ou interesse sexual, mantenha uma expressão sempre calma e simpática não importa o que aconteça.

- Lidar com problemas: Sempre que algum cliente expor alguma reclamação que te diga respeito ou queixa resolva na hora, só passe para um superior se for estritamente necessário. Caso algum cliente esteja sobressaltado e gritando, APENAS OUÇA COM CALMA, nunca fique se desculpando nem pedindo calma, há uma técnica que ensina que uma pessoa fica calma em 2 minutos se você apenas ouvi-la e dizer que entende com uma expressão de real interesse pela queixa dela, quando ela se acalmar pergunte pausadamente detalhes do problema e deixe claro para o cliente que está providenciando solução imediata, ou que está encaminhando a solicitação imediatamente, NUNCA diga que foi culpa de outra pessoa ou que não é com você que a pessoa deve falar.

- Serviço: Quando for pegar o pedido, esteja há um braço de distância da pessoa, sirva sempre pela direita e caso vá servir xícaras ou canecas sempre deixe a alça virada para a mão direita da pessoa. Mesmo que esteja corrido, nunca faça nada correndo, tenha sempre calma e atenção em cada mesa, mas preste atenção nos clientes, sempre pode ter alguém chamando e irrita muito as pessoas serem ignoradas, caso esteja ocupado, ao menos demonstre que está vendo a pessoa chamar e que já irá logo. Quando esquecer de quem pediu determinada coisa, nunca pergunte: quem pediu...? Apenas fale o nome do que está servindo que a pessoa que pediu automaticamente responderá.

Tenha sempre claro que o seu trabalho é servir, não julgue os clientes, entenda-os, atenda-os e sirva-os com calma e compreensão, nunca leve nada pelo lado pessoal e nunca fale mal de um cliente para o outro caso seja destratado (eu já vi isso e é péssimo).

Você pode achar difícil ou sentir-se um capacho com isso, mas quando bem tratado e bem atendido, mesmo que o cliente tenha sido mal educado, em sua maioria (não vou dizer todos porque tem gente no mundo que só enxerga o próprio umbigo mesmo) eles verão que o que fizeram e pelo contraste da forma que você os tratou perceberão que foram grossos, um cliente sempre pode torna-se um amigo, mas nunca misture as coisas.

Boa sorte!

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