Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Dia do Garçom!




A palavra "Garçom" é de origem francesa e quer dizer "garoto". E talvez, seja por este motivo que vivemos sempre a mesa e com muita obediência aos que nos rodeam.

Você já imaginou um dia ter tido a sorte de ser atendido em um restaurante dos Estados Unidos, na década de 1960, por um dos mais celebre dos garçons que já existiu? – Frank Sinatra – Pois é! Os mais lindos par de olhos azuis já carregou uma bandeja.

Esta é até hoje uma das funções mais importantes da humanidade e há quem diga jamais reconhecera a função de garçom como profissão.

Além de servir comidas, bebidas e, ouvir lamuria de todos e não contar pra ninguém, os melhores garçons se destacam como "sommelier" entende muito de vinhos, sebe tudo; e como "metree". função que corresponde a de gerente no mercado ai fora.

E na sua carreira o "sommelier" conhece de vinhos tanto no sabor quanto no trato com o mesmo e a melhor combinação com certos pratos e certas regiões. O "metree" sabe tanto receber as pessoas quanto preparar pratos, coquetéis e sobremesas. É mais que um mestre de cerimômias.

No dia 11 de agosto é comemorado o dia do Garçom, não é coincidência ser comemorado no mesmo dia do advogado, dos cursos jurídicos e dos estudantes. Pois, na França, costumava-se os estudantes de direito irem a um bar ou restaurante para beber, comer se divertirem bastante e depois da festa saiam sem pagar conta. Mas, como tudo chega a evolução e com uma melhor relação estudantes, advogados e garçons, hoje, isto não mais existe, hoje é respeito. Há quem dá neste dia ótimas gorjetas alem dos tão polêmicos 10%. Contirbuição no qual uniciou a muitos anos como forma de pagamento ao garçom que trabalhava sem registro, então ele teria de tudo o que vendesse 10%. Lembrando que gorjeta não é taxa de serviço e sim uma forma de agradecimento do atendimento que você acabou de receber.

Por estas e outras historias que devemos sempre dá os parabéns a estes "meninos homens" a quem tanto desabafamos depois de uma dose a mais.

fonte: wikpedia, arquivo MTSPrev. Diario Associaados
SALVE O DIA DO GARÇOM
(11 de agosto)

2 comentários:

  1. Maravilhoso tudo isso!
    Seu trabalho, seus detalhes em tudo isso aqui, é simplesmente fantástico!
    Parabéns sempre a você!

    ResponderExcluir
  2. É incrível como sempre aprendemos algo novo com você.

    ResponderExcluir

Qual a sua opinião quanto a matéria?