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sexta-feira, 27 de setembro de 2013

A influência das mulheres no turismo rural.

Foto: http://www.findrural.com
Se ha um grupo particularmente ativo nas redes sociais, são as mulheres e particularmente as mães. Como a responsabilidade primária para a tomada de decisões em casa, buscando constantemente informações on-line, compartilhar suas experiências e são influenciadas pelas opiniões de outras mulheres. Esta situação também afeta o turismo rural.

De fato, as redes sociais são um importante canal de influência para este nicho de mercado. Onde, 68% das mães confiam nas recomendações de outras pessoas, 64% procuram comentários online e 36% curtem comentários de seus contatos em redes sociais.

Foto: www.airbnb.pt
As recomendações de outras mães são duas vezes mais eficazes do que a realização de suas próprias publicações.
Em todo o mundo, mais de 68 milhões dessas mulheres tem acesso a redes sociais em geral. Elas estão conscientes de suas influências sobre o meio ambiente. Duas em cada três mulheres consideram que sua opinião em redes sociais pode influenciar a decisão de reservar de um alojamento ou outra.

Uma em cada quatro mulheres usa Twitter. Um meio muito importante do compartilhamento de informações e avaliações sobre uma estadia em uma casa de campo. E, 73% das mães afirmaram que foi guiada pela opinião das outras nesta rede.

Foto: www.clickfozdoiguacu.com.br
Pesquisas recentes revelam que 50% dos usuários do Pinterest são mães. 17% das mulheres entre 25 e 44 anos reconhece ter decidido sobre um destino após vê-lo na rede sociais.

61% das mães sempre acessam blogs. 77% deste nicho de mercado se cadastraram para receberem informações ou ofertas de turismo mais precisamente de turismo rural, enquanto 95% delas estão procurando ofertas diretamente online.

Definitivamente, as mães podem ser a melhor prescrição de casa rural. Para fazer isso você tem que construir a confiança e fornecer conteúdo útil através dos canais sociais, além de ofertas interessantes. Por outro lado, se aproveita de sua alta atividade em mídias sociais para obter as suas opiniões sobre o que lhes interessa encontrar durante a sua estadia, seus gostos, as atividades que gostariam de fazer como uma família e concursos só para eles. Isso irá atrair outras mães, ampliando o círculo de influência.

Foto: www.airbnb.com
Além disso, as fotografias da casa é um dos mais valorizados por mulheres ao procurar um lugar para ficar. Eles estão à frente das descrições da casa e os pontos de vista de outras pessoas.
cama turismo rural

Elas também apreciam a localização da casa, considerando este ponto importante, mas não sendo uma condição de tomar uma decisão.
Com esta informação, recomendamos uma nova abordagem para publicações, campanhas e promoções que desenvolvidas em redes sociais.

A equipe FindRural está sempre à sua disposição para aconselhá-lo a realizar estas tarefas tanto de marketing on-line para a sua empresa.


As redes sociais são a nossa paixão! Espero.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

CRIANÇA TAMBÉM É CLIENTE.

Foto: pt.dreamstime.com
Em grande parte dos restaurantes, os clientes são famílias com crianças menores de 12 anos – principalmente aos finais de semana. Ainda assim, muitas vezes, elas não são tratadas como tal e deixam de receber o devido atendimento como cliente.

E porque você deveria prestar atenção a este segmento de mercado? Ora, porque, de acordo com números coletados no mercado, sete em cada dez consumidores dizem levar em conta a maneira como o restaurante trata a criança. E, mais ainda, as famílias com crianças menores de 12 anos representam uma fatia significativa dos gastos em alimentação fora do lar.

Conheço exemplos de restaurantes que aumentaram em quase 30% sua receita reformulando completamente o atendimento às famílias. E isso, não só pelo consumo das crianças, é lógico, mas pelo retorno continuado ao mesmo local, justamente pelo diferencial de atendimento. Quando as crianças passam a ser consideradas como clientes infantis – e não como adultos – a tendência é de que o estabelecimento consiga aumentar seu faturamento e, consequentemente, os lucros.

Foto: gestaoderestaurantes.com.br 
Além de tudo, há que se considerar que as crianças são o futuro da indústria de restauração. As experiências positivas que elas têm em seu estabelecimento agora vão marcar suas memórias, e seu restaurante será um “porto seguro” quando eles tiverem seus próprios filhos.

Relacionei abaixo algumas ideias que pesquisei e que irão ajudá-lo a melhorar o seu marketing familiar:

Crie uma “noite família” – Separe uma noite da semana, como a segunda-feira, com a promoção “crianças comem de graça”. Essas promoções são, geralmente, bem sucedidas em restaurantes à la carte e podem impulsionar as vendas do jantar.

Direcione o marketing para as mães – Toda mãe quer que seus filhos sejam tratados de maneira especial. Assim você vai “ganhá-las” pela forma como fizer seus filhos se sentirem.

Crie cupons promocionais - Embora muitos restaurantes já tenham estratégias de cupons para incentivar visitas repetidas, é possível criar algo específico para famílias. Crie cupons que permitam que os clientes agreguem, gratuitamente, itens de baixo valor para a combinação de refeições.

Foto: blogmundodobebe.blogspot.com
Crie um cardápio infantil – e quando eu digo cardápio infantil não estou falando de meia porção, mas de um leque de opções específico para crianças. E aí sua criatividade tem que vir à tona: alimentos palatáveis para as crianças (para convencer o público infantil) e que sejam, também, nutritivos e saudáveis (para convencer as mães e os pais).

Destaque-se da multidão - Ofereça uma apresentação memorável que vai incentivar as crianças a pedir aos seus pais para voltar ao seu restaurante regularmente. A apresentação é uma obrigação quando vamos servir o público infantil, e o marketing/material promocional deve refletir isso. Tenha em mente que a variedade é essencial.

Foto: gestaoderestaurantes.com.br 
Envolva as crianças por meio de atividade interativas – Ofereça uma boa variedade de jogos e outros conteúdos interessantes montados em jogos americanos/toalhas de papel ou blocos para que a criança brinque no restaurante e também leve para casa. Se possível, crie uma continuidade que fará com que a criança queira voltar ao seu restaurante, porque ali tem “aquele jogo legal que eu levei para casa”.

Foto: www1.folha.uol.com.br
Considere o entretenimento digital – Grande parte das crianças já usa os tablets ou smartphones dos pais. E os jogos digitais fazem parte do dia-a-dia de todos eles – essa tendência é inevitável. Hoje, você pode comprar estes equipamentos e jogos digitais por valores muito razoáveis. Baixe alguns jogos e ofereça os tablets para que as crianças possam se distrair. O investimento se pagará em pouquíssimo tempo.

oto: ladieswhodolunchinkuwait.blogspot.com
Separe algumas mesas para as crianças e/ou um canto do salão e crie um ambiente específico para elas. Isso vai envolvê-las numa experiência que vai ocupar a maior parte do tempo em que estiverem em seu restaurante. Além de permitir o congraçamento com outras crianças e criar um ambiente verdadeiramente familiar.


Ao compreender as crianças como clientes rentáveis ​​e influentes, você tem um grande potencial para o crescimento do seu estabelecimento.
Basta colocar em prática as ideias acima, e outras que você mesmo pode criar.
 
Foto: comidasebebidas.uol.com.br


AGORA, VAMOS AO TRABALHO!!




*Fonte: http://www.unimarket.com.br 

PC Farias tinha garçom e oferecia jantares em prisão.

Foto; www.noticias.uol.com.br - O Garçom Genival da Silva França.
Genival da Silva França, garçom de PC Farias, em depoimento no primeiro dia de julgamento dos acusados de matar PC Farias e sua namorada.





Genival da Silva França, garçom de Paulo César Farias, foi a segunda testemunha a prestar depoimento no julgamento dos quatro seguranças acusados de participação no suposto duplo homicídio do empresário e sua namorada, Suzana Marcolino. O júri popular teve início na tarde desta segunda-feira (6), no Fórum do Barro Duro, em Maceió.

Além de confirmar a versão dada na fase de investigação, de que serviu o jantar ao casal entre 23h, do dia 22 de junho de 1996, e 0h30, já do dia 23, França fez a revelação de que Farias teve direito a diversas regalias na prisão, em Maceió, cerca de um ano antes de ser assassinado.

"Ele tinha prisão especial. Eu servia refeições, que minha mãe fazia. Eu levava todos os dias, ficava lá com ele", disse, sendo questionado pelo juiz Maurício Breda se "estaria preso" junto com o empresário. "Eu passava o dia no Corpo de Bombeiros, mas à noite, depois de passar o dia no quartel, eu saía", afirmou.

Entre dezembro de 1994 e junho de 1995, o empresário ficou preso no Corpo de Bombeiros, após condenação de sete anos de prisão por falsidade ideológica do STF (Supremo Tribunal Federal).

O garçom citou ainda que, além de Suzana, PC Farias também recebia visitas de outras pessoas e até oferecia jantares. "A irmã [que disse não lembrar o nome] jantou tanto na casa de praia como nos Bombeiros", afirmou.

Foto: www.clicapiaui.com - esta imagem com suspeita de manipulação das provas.




Fonte: http://noticias.uol.com.br - Aliny Gama e Carlos Madeiro Do UOL, em Maceió

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

O mágico mercado de trabalho em Dubai!

Neste ano, a previsão é que sejam abertos aproximadamente mil postos de trabalho para brasileiros na cidade.
Foto: veja.abril.com.br 

A maioria das vagas nos Emirados Árabes são nos setores de turismo e comércio.

Estimulados por ótimos salários e pela oportunidade de crescer profissionalmente, a cada ano, dezenas de brasileiros decidem participar de programas de intercâmbio em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. E Fortaleza está entre as capitais que se destacam quanto à presença de jovens trabalhando na cidade conhecida por ser um dos maiores centros de investimentos do planeta.

O publicitário Jonas Aguiar Gomes, 28 anos, mora na Parangaba e, na primeira semana de abril, segue para a "terra do ouro". Depois de desperdiçar duas oportunidades de trabalhar em outro país, uma na Irlanda e outra nos Estados Unidos, resolveu investir em sua carreira.
Foram quase dois meses refletindo, antes de enviar o currículo para uma empresa de intercâmbio, que o informou sobre a contratação em 20 dias. Ele foi selecionado para trabalhar como auxiliar de garçom durante dois anos e vai receber um salário inicial que corresponde a quase R$ 3 mil. Porém, nesse período, pretende aprimorar o inglês para ingressar no curso de Marketing e, consequentemente, na área em que é graduado há um ano e meio.
De acordo com o proprietário da MTV Intercâmbios, Marcelo Toledo, os salários em Dubai podem chegar a R$ 12 mil.
 

FOTO: DIVULGAÇÃO
"Infelizmente, não consegui o que almejei para a minha carreira aqui em Fortaleza. Em Dubai, o turismo é forte e, para divulgar as atrações, é preciso muita publicidade", declara Jonas Aguiar, dizendo que pretende formar família na cidade.

Jonas diz que sempre foi apaixonado pela história e cultura 
dos povos árabes. Nos últimos meses, depois que decidiu morar em Dubai e vivenciar novas experiências, a curiosidade aumentou. Na cidade, o publicitário acredita que a maior dificuldade será se acostumar com alguns costumes.
Como exemplos, ele cita a proibição de manifestar carinho (beijos, abraços etc.) em público e a obrigação de parar as atividades cinco vezes ao dia para orar. "Sei que adaptação será a minha maior barreira, mas, como cearense, não desisto tão fácil", brinca Jonas Aguiar.

Dinheiro

Foto: guiaembubai.com

Além de conhecer uma nova cultura, aprimorar ou aprender um idioma, o principal fator que tem levado jovens do Brasil a morar em Dubai é o dinheiro. Os salários podem chegar até R$ 12 mil, segundo o proprietário da MTV Intercâmbios, Marcelo Toledo, responsável pelo site www.empregosemdubai.com.br.
Há 15 anos, o empresário atua no mercado de recrutamento internacional e já abriu duas franquias, uma no Brasil e outra em Tóquio, no Japão. De acordo com ele, a empresa já encaminhou mais de seis mil brasileiros a outros países.
Marcelo Toledo explica que as chances de emprego no exterior geralmente surgem para ocupações ligadas ao comércio e turismo, em cargos como auxiliar de serviços gerais, cozinheiro, garçom, recepcionista e gerente. Saem na frente os candidatos que melhor dominam um idioma, especialmente o inglês. "Os mais fluentes conseguem agarrar chances que pagam melhor. Isso significa ganhos de R$ 5 mil a R$ 12 mil", afirma.
O programa de recrutamento da MTV Intercâmbios oferece: passagem de ida e volta; despesas com visto de trabalho; acomodação; alimentação; uniforme; plano de saúde; transporte; salário sem impostos; taxa de serviço; gorjetas; incentivos; prêmios; contrato com duração de dois anos e férias anual.
Dos últimos 100 clientes que foram a Dubai, 53 eram de São Paulo, Rio de Janeiro (15), Minas Gerais (dez), Rio Grande do Sul (oito), Paraná (cinco), Ceará (cinco) e Maranhão, Espírito Santo, Bahia e Mato Grosso, com um recrutado cada.
Neste ano, a expectativa é de que mais jovens sejam encaminhados à cidade, haja vista a previsão da abertura de mil novos postos de trabalho. "Temos vagas de sobre. Ainda faltam candidatos", destaca o empresário.
Segundo Marcelo Toledo, a adaptação dos cearenses na "terra do ouro" costuma ser fácil. Isso porque o clima em Dubai é semelhante ao do Nordeste brasileiro e os jovens do Ceará vêm ganhando a simpatia das pessoas da cidade por serem extrovertidos. Ele ressalta que os empregadores do lugar não exigem muita experiência profissional, mas personalidade alegre, motivada e apenas inglês intermediário em muitas funções.

Há Vagas

Dentre as vagas possíveis aos brasileiros estão: limpador de vidraças; lavador de roupas; florista. Açougueiro; instrutor fitness e aeróbica; carpinteiro; salva-vidas; gerente de treinamento; técnico de equipamento de cozinha; secretária; designer de interiores; técnico em eletrônica; gerente de lavanderia; terapeuta de spa; agente de reservas; pintor predial; diretor de serviços de limpeza; sous chefs; camareiros; padeiro; confeiteiro; e auxiliar de limpeza geral.
Há, ainda, postos de trabalho para sushi man; técnico de audiovisual; churrasqueiro; recreacionista; gerente de engenharia; bar manager; governanta executiva; manicure; engenheiro civil; eletricista; gerente de banco; telefonista; jardineiro; comprador; encanador; passador de carne; pizzaiolo; auxiliar de almoxarifado; piloto de lanchas e barcos; limpador de mármore; assistente de recursos humanos; fisioterapeuta; e radiologista.

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com - REPÓRTER: RAONE SARAIVA


Assista ao vídeo matéria no programa Ana Maria Braga.


Fonte: http://www.youtube.com MTV INTERCAMBIOS - Empregos em DUBAI- ANA MARIA BRAGA

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Taças - O que você realmente precisa

Foto: www.menuespecial.com.br





Existe no mercado uma grande variedade de tipos e formatos de taças para vinhos e espumantes, mas é realmente necessário termos cada uma delas pra tirarmos o melhor de um vinho?

 - A resposta é NÃO.






Mas o que você realmente precisa pra não fazer feio na hora de tomar um vinho?
A escolha de taças é algo muito pessoal, mas sugiro ter em casa pelo menos dois kits, um para vinhos e outro para espumantes.

A quantidade de taças para cada um desses kits deixo a sua escolha, eu tenho 6 taças em cada um dos kits e tem sido mais do que suficiente.

Com relação ao material, existem vários, que também deixo a escolha do leitor, mas sugiro dois tipos, o primeiro de cristal, esta dispensa apresentações, o segundo é um vidro que imita o cristal, chamado de Kwarx, que é cerca de 30% mais barato. Evite taças de materiais porosos, pois podem reter aromas de outros vinhos.


Taças para Vinhos

Foto: www.notasdedegustacao.blogspot.com.b

Ha diversos modelos, mas indico as modelo Cabernet Sauvignon. Essas taças são grandes, com cerca de 22 cm de altura e a boca tem cerca de 9 cm de diâmetro, sua capacidade é para mais ou menos 450 ml. Uma característica importante é a distância da base até o bojo da taça, pois ali deve ter espaço suficiente para segurar a taça.







Taças para Champagne (Flute)

Tem mais ou menos 22 cm de altura e a boca tem cerca de 6 cm de diâmetro, sua capacidade é de mais ou menos 200 ml.



A história da taça.

O vinho na antiguidade era armazenado em ânforas de barro, não havia outros tipos de recipientes adequados, a oxidação era uma constante, o vinho certamente tinha gosto à vinagre e muitas vezes era misturado a ervas e outros ingredientes, com a finalidade de diminuir o sabor amargo e desagradável.

A fragilidade de como a bebida era armazenada, se repetia no momento do consumo, é impressionante que nos dias atuais se encontre nas escavações arqueológicas copos ou cálices cuja matéria prima eram muito frágeis, como a cerâmica, a porcelana e o vidro.

Foto: www.diariodovinho.com / KYLIX
Dentre os achados arqueológicos o mais curioso é o kylix, que tem o formato de uma panela com asas parecidas com as das xícaras de chá, mas com duas asas, era muito prático o kylix, pois se passava o recipiente de um convidado ao outro rapidamente e sem o risco de cair, facilidade essa proporcionada pela asa dupla, em contrapartida era grande em demasia.

Com o passar do tempo o tamanho da taça (se é que podemos assim chamar) foi se diminuindo, porém a dupla asa se manteve. No período medieval o vinho era servido aos convidados de honra nessas taças de duas asas, para que todos pudessem beber do mesmo vinho e no mesmo copo, tal atitude era uma garantia de que a bebida não estava envenenada e também uma prova de companheirismo. Nos rituais religiosos todos também bebiam do mesmo vinho e na mesma taça, prova de fraternidade.

Também na época medieval algumas taças possuíam tampas (para proteger seu conteúdo), nas cerimônias religiosas a tampa era útil para proteger o vinho após esse ser abençoado pelo sacerdote, havia o risco de alguma sujeira ou outras substâncias indesejadas caírem no vinho, afinal os templos eram precários e havia presenças de muitas aves nas construções. Nesse período a taça já era feita de prata, muito embora os fiéis mais abastados financeiramente doassem ouro à igreja, ele não era utilizado para a fabricação dos cálices, devido a prata ser um metal mais macio.

Nessa época o vidro já havia sido descoberto há muito tempo, embora não utilizado largamente, seu emprego como copo foi utilizado mais freqüentemente a partir de 1500 d.c. e assim em diante foi se aperfeiçoando a industria vidreira.

Foto: www.aguadebar.blogspot.com
Conta uma velha lenda que a taça de vidro surgiu quando um antigo rei, admirado com o formato dos seios de sua amada, mandou fazer um copo com o formato deles, com a finalidade de tomar seu martini (não confundir com o Martini atual que é uma marca comercial, na verdade o martini é um vermouth que há milênios é consumido).

Atualmente existem diversos tipos de taças, inclusive coloridas, com desenhos em relevo no vidro, para atender aos mais variados gostos, todavia as mesmas não servem para quem quer apreciar com atenção a bebida.

Qual é a taça adequada para se degustar?
É uma das primeiras indagações feitas por aqueles que querem adentrar o mundo dos vinhos, tornarem-se enófilos.

Se estiver começando os estudos vinícolas, não se preocupe muito com as taças, com pouco mais de cinqüenta reais conseguirá formar seu kit de taças perfeitamente (se for um casal, cem reais aproximadamente). Você irá precisar basicamente de três tipos de taças: uma para vinho tinto, uma para branco e uma para espumante. Adiante, explicarei as diferenças de cada uma delas.


Foto: www.vinhoeoutrascoisas.com.br
A taça adequada para vinho tinto deverá ter a base grande, para que você possa segurá-la com firmeza, não é adequado segurar a taça pelo bojo, pois com essa atitude você ira aquecer muito a bebida (nosso corpo tem a temperatura média de 36 graus), e no caso dos vinhos tintos, sabemos que a temperatura ideal para o consumo é de 16 a 20 graus. O Bojo deverá ser grande e a borda da taça deverá ser menor que o bojo, essa característica é necessária para que caiba mais oxigênio na taça, ajudando assim o vinho a liberar seus aromas, sem dizer que o bojo grande auxilia o equilíbrio ao girar a taça, evitando que o líquido escape e suje alguma coisa. Concluímos então que segurando a taça pela base ou pela haste, não aqueceremos o vinho, desfrutando melhor as suas características. Para melhor aproveitar a degustação, coloque apenas 1/3 de vinho na taça, o espaço livre restante será importante para que você possa girá-la com tranqüilidade, sem correr o risco de sujar a toalha ou a camisa.



Taça Para Tinto:

Foto: www.diarioidovinho.com
A taça certa para o vinho branco é ligeiramente inferior em tamanho a do vinho tinto, o bojo também é menor, é que o vinho branco consegue liberar seus aromas com mais facilidade, não é necessária tanta oxigenação (bojo grande), nem ficar girando a taça com muita freqüência.É por essas e outras que sou apaixonado pelos vinhos brancos, eles mostram logo suas características, não se escondem, e minha dica para quem quer começar a estudar os vinhos, é começar pelos brancos, não se arrependerá!

No mais, a regra é a mesma para a taça do tinto, não segure pelo bojo (para não aquecer), a temperatura para os brancos vai de 8 a 14 graus dependendo da variedade.Preencha de vinho branco de 1/3 a ½ da taça pelo mesmo motivo do tinto, etc...



Taça Para Branco:

Foto: www.diariodovinho.com
A taça correta para o espumante é a flutê (flauta), ela tem o formato parecido com uma flauta, a haste é comprida e nesse caso não há bojo, pois não é necessária nenhuma oxigenação, o espumante possui gás carbônico, que liberará os aromas do espumante quase que imediatamente. Como não há bojo, não há o que se girar, apenas sentir os aromas e admirar as perlages (bolhas).A regra para segurar a taça do espumante é a mesma das demais já ditas, com uma ressalva, é muito mais elegante segurar pela haste...






Taça Para Espumante: 

Foto: www.diariodovinho.com
A temperatura para servir o espumante é de 2 a 6 graus dependendo da qualidade.

Todas as taças (para tinto, branco ou espumante) devem ser transparentes, sem nenhum desenho ou outra característica que impeça a visualização perfeita do vinho, deverá a taça ser feita de cristal ou vidro fino. A limpeza deverá ser feita apenas com água quente ou no máximo detergente neutro (para não transferir odores ao vinho).

Há pouco escrevi que era possível comprar um kit com pouco mais de cinqüenta reais, na verdade é você quem monta o conjunto (as taças são vendidas separadamente), eu recomendo a marca LUMINARC, a Luminarc tem diversas variedades de taças e custam em média vinte e oito reais, para tinto procure a LUMINARC BORGONHA (devido o bojo avantajado), para branco, a LUMINARC para vinho branco (não há outra variedade) e para espumante também a mesma marca, outra boa marca para taças é a VINERY. Se não encontrar as referidas marcas, compre outras, desde que respeite as características que descrevi na postagem, que sejam de vidro fino ou cristal, que não custem caro, e principalmente, acredite: elas foram feitas para se quebrar.



Agora vamos fazer um brinde!!


Fontes:
http://www.diariodovinho.com/
notasdedegustacao.blogspot.com.br
www.enoblogs.com.br

www.escrivinhos.com.br


domingo, 8 de setembro de 2013

O Serviço à Francesa

Foto: sgex.eb.mil.br
Quando vamos oferecer um jantar ou almoço a primeira decisão que precisamos tomar é a de como vamos estruturar o evento. É preciso definir se as pessoas ficarão em pé ou sentadas e se o encontro será formal ou informal. Para cada ocasião existe um tipo de serviço, e apenas após defini-lo você poderá começar a organizar os outros itens.

Uma dica quanto ao serviço à francesa, que em matéria de etiqueta à mesa é o mais requintado. Hoje em dia, devido as suas características, ele é pouco utilizado, sendo visto somente em jantares de embaixadas ou em situações de chefes de estado ou protocolares. Apesar da dificuldade de organizar um jantar à francesa genuíno, existem várias regras de etiqueta que podem ser aproveitadas ao organizar um belo jantar para seus amigos. Certamente esta é uma forma de homenagear seus convidados além de valorizar a sua imagem como um excelente anfitrião ou anfitriã.

Foto: elzirasimoes.wordpress.com


O primeiro passo para um bom jantar à francesa é definir o menu. Este é obrigatoriamente composto por um de degustação e segue a sequência descrita abaixo:



Antepasto – Saladas, frios, sopa ou consume, acompanhado de um espumante;
Entrada – Consiste de alimentos um pouco mais leves que o servido no prato principal, opte por carnes brancas: peixe, crustáceo e aves, acompanhando vinho leve (branco ou rosé);
Prato principal – Em geral à base de carne vermelha servida com os acompanhamentos e molhos adequados. Este prato é acompanhado por um vinho mais encorpado, geralmente vinho tinto; (atende para certas cortes mediante paladar de seus convidados e acerte em cheio na harmonização).
Prato de queijos;
Sobremesa;
Café, Chá e licores – Após o café, serve-se o licor ou conhaque, que são bebidas digestivas. (lembrando que o conhaque é mais indicado para lugares com a temperatura baixa).

Foto: casadesobra.wordpress.com

É indicado servir pratos e sobremesas mais leves no verão, e mais substanciais, no inverno.
Devido a formalidade deste serviço toda atenção é pouca na hora de montar a mesa, ela deve ser colocada minuciosamente de acordo com as regras de etiqueta. Dai todo o conforto e elegância será sentido pelos convidados.






A mesa para jantar à francesa

Nesta ocasião, devido ao menu, a mesa deve ser montada completa. Acima, tem a posição correta de pratos, talheres e copos. Lembramos que só se deve colocar na mesa talheres para pratos que serão servidos, então caso não haja sopa, espaguete ou consomê no cardápio, não se faz necessário colocar colher. Devemos ressaltar que a colher maior acompanha o prato fundo comum e a menor é para a sopa servida em tigelinha.

A lavanda e o pratinho de pão ocupam o mesmo lugar, então caso seja necessário o seu uso, ou seja, se você servir alcachofra, lagosta ou qualquer outra comida que o convidado tenha necessidade de “lavar” as pontas dos dedos, coloque apenas a lavanda na mesa.

Foto: come-se.blogspot.com
No serviço à francesa, os convidados sentam-se à mesa nos lugares indicados pelo anfitriã, então é aconselhado o uso de cartão de lugar, onde consta o nome de cada convidado à frente do local onde devem se sentar.

Quando o jantar estiver pronto para ser servido será informada pelo garçom a anfitriã e esta convidará todos para sentarem-se à mesa de jantar. Mas vale enfatizar que no serviço à francesa todo o requinte é necessário, então antes que as pessoas sejam convidadas à mesa é preciso que os copos de água estejam servidos, e que o pão já esteja no pratinho à esquerda. Caso queira coloque também uma bolinha de manteiga. Se você for servir como entrada um prato frio, ponha-o na mesa também antes de anunciar o jantar.

Durante o jantar todo o serviço fica por conta dos garçons, que estarão impecáveis, com seus uniformes bem passados e de luvas. Um garçom é elegante, tem postura e conhece bem as regras deste serviço:

mon-maitre-d-hotel.restaurantemploi.com
O garçom ficará sempre à esquerda de cada convidado, usando um guardanapo na mão esquerda (dobrado em forma quadrada). A travessa vem acompanhada de talher de servir, com os cabos voltados em direção ao convidado, para que ele próprio se sirva. O garçom inclina-se ligeiramente para frente, de modo a deixar a travessa o mais próximo possível do convidado.
  • A primeira pessoa a ser servida é a senhora que está à direita da dona da casa (a convidada de honra), em seguida todas as mulheres, servindo a seguir, sempre a mulher que estiver à direita da que foi servida. Depois deve ser feita da mesma forma com os homens, iniciando com o convidado de honra, dando a volta à mesa e servindo por último o anfitrião. Para que este serviço não fique demorado deve-se utilizar dois garçons, um deve iniciar o serviço pelo lado direito da anfitriã, e o outro pelo lado direito da anfitriã, servindo os anfitriões por ultimo, simultaneamente. Lembramos que devemos esperar todos se servirem para começar a comer.
  • O garçom deve retirar o prato servido pela esquerda do convidado, e caso seja necessário, colocar um prato limpo pela direita. Para colocar e retirar pratos, não deve ser usado guardanapo. O lugar do prato nunca deve ficar vazio. O mesmo procedimento será repetido, até finalizar o jantar com a sobremesa.
  • As bebidas são servidas sempre pela direita e as garrafas não ficam sobre a mesa. O garçom deve sempre manter os copos abastecidos.
  • Antes de servir a sobremesa, o garçom deve limpar a mesa, retirando tudo (o ultimo prato deve ser retirado com o sousplat), menos os copos. Dependendo do tipo de sobremesa, pode vir já servida ou então o convidado serve-se do prato, individualmente.
  • O café pode ser servido à mesa, logo após a sobremesa, ou na sala de estar. O garçom deve trazer uma bandeja com o bule e o açúcar, colocando-a próxima à dona da casa, que então servirá os seus convidados.
  • É regar esperar que a dona da casa convide-os para saírem da mesa antes de se levantarem. Cada um deve colocar sua cadeira perto da mesa, como ela estava no início do jantar.
  • Um garçom que serve à francesa deve ser sempre um com muita prática, pois ele sabe como se portar diante de um convidado neste tipo de serviço, ele não deve esbarrar nos convidados enquanto serve e nem sequer encostar à mesa.


Esperamos ter atendido as suas expectativas nesta matéria.

Até a próxima!



Fontes:
  • www.sgex.eb.mil.br
  • www.casadesobra.wordpress.com
  • www.vitrinenews.com.br
  • www.micasasucasablog.com
  • www.noivascampinas.com.br
  • Curso Hotelaria e Turismo Senac-PE
  • Curso Etiquetas Socias Senac-PE