Pesquisar este blog

domingo, 28 de julho de 2013

Mulheres que bebem vinho envelhecem melhor

Foto: revistaadega.uol.com


Vinho atenua o envelhecer nas mulheres.






Novas pesquisas sugerem que as mulheres de meia-idade que degustam  um par de copos de vinho por dia têm uma "velhice" mais saudável.

Os cientistas afirmam que beber moderadamente pode levar ao "envelhecimento bem sucedido", e reduzir o risco de acidente vascular cerebral, segundo o jornal britânico Daily Mail.

Foto: etilicos.com

*Muitas pesquisas já foram feitas relacionando o consumo moderado de bebidas alcoólicas com a prática sexual e com a melhoria da saúde. E agora mais um estudo, dessa vez feito pela Universidade de Florença, na Itália, comprovou que mulheres que consomem uma taça de vinho tinto diariamente têm uma vida sexual mais ativa do que aquelas que não bebe.




Dois estudos realizados por pesquisadores do Hospital Brigham and Women's e da Universidade de Harvard, em Boston, usaram os dados de um estudo chamado "A Saúde das Enfermeiras", que começou em 1976 e pesquisou mais de 200.000 mulheres.

O consumo de álcool na meia-idade de cerca de 14.000 mulheres que viveram até a idade de 70 foi analisado para descobrir quais os fatores que contribuíram para a "sobrevivência bem sucedida".

Dr. Qi Sun, professor de medicina de Harvard que conduziu o estudo, analisou 1.499 mulheres que chegaram aos 70 anos livres de doenças graves, como câncer, e livres de deficiências ou problemas de memória.

Foto: etilicos.com
Olhando para os níveis de consumo em torno de 58 anos de idade, descobriu-se que mulheres que consumiam um ou dois drinques na maioria dos dias da semana tinham 28% a mais de chances de "sucesso de sobreviver " à terceira idade, em comparação com as não-consumidoras.





Dr. Sun descobriu que mulheres bebendo quase todos os dias eram susceptíveis a serem mais saudáveis do que as que não bebiam um ou dois dias por semana.



Fonte: www.revistaadega.ou.com.br


*Descubra Carménerè a uva mais aproximada ao palato feminino no link

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Bolinhos de Tapioca

Sabemos que a Tapioca foi considerada pelos portugueses como "O Pão Brasileiro" por haver na época o alto consumo desta iguaria pelo índios.
Várias foram as formas de produção e consumo na época, mas, certamente a criatividade dos nossos atuais Chefes vão muito mais além do imaginário degustativo.
Por isso apresentamos hoje aqui mais uma das nobres formas de se degustar uma deliciosa Tapioca.
- Então! Bom Apetite!!

Foto: Telma Regina

Ingredientes:

ovos;
1 1/2 xícara (chá) de farinha de tapioca granulada;
3 xícaras (chá) de leite integral;
1 xícara (chá) de óleo de girassol;
1 xícara (chá) de queijo de coalho ralado (ou Meia Cura);
1 xícara (chá) de polvilho doce e sal a gosto.









Modo de preparo


Em uma panela, ferva o leite e o óleo. Despeje o líquido ainda quente sobre a farinha de tapioca. Misture bem com uma colher de pau e deixe hidratar até esfriar. 

Bata os ovos, junte o queijo e, aos poucos, adicione-os à farinha de tapioca hidratada, sempre mexendo. Ajuste o sal e, por fim, acrescente o polvilho.

Com as mãos levemente untadas, amasse bem a massa até ela ficar no ponto para fazer bolinhas uniformes.

Disponha tudo em uma assadeira (sem untá-la) e leve ao forno em temperatura média-alta durante 20 minutos ou até elas ficarem douradinhas.




Receita produzida, testada, aprovada e enviada pela amiga e colaboradora Telma Regina Garcia.
Graduada em Gastronomia e Personal Cook em São Paulo.

domingo, 21 de julho de 2013

Chilena de origem francesa

Foto: Divulgação
Carménère é uma casta de uva, originalmente da região do Médoc (Bordéus, França), onde era usada para a produção de vinhos tintos intensos e ocasionalmente para mistura de modo semelhante à casta Petit Verdot. Os cachos dessa cepa possuem frutos que variam entre os tamanhos pequeno e médio e cores que tendem ao preto azulado. Na Europa, as videiras desta variedade foram dizimadas por uma praga e substituídas por outras castas mais resistentes. Atualmente, é exclusiva do Chile.




História

A casta Carménère foi uma das mais amplamente cultivadas em inícios do século XIX no Médoc e Graves [desambiguação necessária]. Na década de 1860 as videiras europeias desta variedade foram dizimadas pela filoxera, um inseto diminuto que afeta as folhas e a raiz sugando a seiva das plantas, e substituídas por outras castas menos sensíveis, como a Merlot.
Julgada extinta, foi redescoberta em 1994 no Chile por um ampelógrafo francês, chamado Jean-Michel Boursiquot, que estudando as vinhas do Chile, observou que em algumas plantações a uva Merlot demorava mais a maturar. Depois de alguns testes, ele descobriu que a antiga variedade francesa Carménère havia sido cultivada junto com pés de Merlot. Os resultados de estudos realizados concluíram que se tratava na realidade da antiga variedade de Bordeaux Carménère, cultivada inadvertidamente, misturada com pés de Merlot.

O que provavelmente aconteceu é que os colonizadores europeus, bem antes da praga, trouxeram mudas de Carménère para o Chile e plantaram a variedade, tendo esta se adaptado muito bem às condições locais.

Levada por engano aos vales vinícolas chilenos, a Carménère se adaptou ao clima agradável e aos solos férteis obtendo êxito ao ponto de ser considerada uma das uvas mais importantes do Chile por sua qualidade e sabor excepcional. É no Vale do Colchagua onde está seu maior cultivo, que se mantém restrito ao Chile devido à fragilidade da cepa, que sobrevive graças ao bom clima e solo, mas sobretudo, ao isolamento físico e geográfico criado por barreiras naturais como o Oceano Pacífico, o Deserto do Atacama, a Cordilheira dos Andes e as águas frias do provenientes do Polo Sul, que protegem essa região de pragas.


Foto: VIU CM
Então, quando abrir um Carménère lembre que além do vinho você está apreciando um pouco de história. No mínimo será uma boa curiosidade para contar aos amigos.
Características]
Os vinhos produzidos a partir da cepa Carménère possuem cor vermelha lilás, bastante profunda, aromas de frutas vermelhas, terra umidade e especiarias com notas vegetais que vão se suavizando na medida em que a uva amadurece na própria planta.



Os taninos são mais amigáveis e suaves que os do Cabernet Sauvignon. Notas vegetais tornam-no porém menos elegante que um Merlot. Faz um vinho de corpo médio, fácil de beber e que deve beber-se jovem, quando apresenta sabor persistente que tente ao gosto de framboesa madura e beterraba doce.
A uva Carménère costuma ser a tinta preferida das mulheres pela sua baixa acidez e pela leve doçura natural
Os vinhos da uva Carménère possuem ótimo equilíbrio na boca. Também são vinhos ideais para massas.


Foto: blog.naver.com


O Chile é o país que produz os melhores exemplares no mundo feitos com a uva Carménère.






Um vinho Carmenérè

www.adegadovinho.com.br
Produtor: Viu Manent
País: Chile
Região: Colchagua
Tipo: Tinto
Safra: 2011
Volume: 750 ml
Composição: 100% Carmenere
Maturação: Não ha
Temperatura de Serviço: 18ºC
Teor Alcoólico: 13.5%
Corpo: Corpo médio
Sugestão de Guarda: Não
Uva: Carménère
Estilo do vinho: Corpo Médio, Frutado, Jovem
Harmonização: Massas, Carnes Vermelhas e Queijos.
Ocasião: Para Presente, Ocasião Informal, Almoço ou Jantar e para o Frio.
Em meia garrafa: Não



FONTES: www.escrevinhos.com.br
                  www.academiadovinho.com.br
                  www.vinhosrecomendados.com.br
                  http://www.wine.com

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Peito de Pato ao Vinho Tinto com Pêra Recheada

foto: guiadosrestaurantes.com.br

Por: Maria Jose Nogueira

Ingredientes:

480 gr de peito de pato
2 pêras firmes
400 ml de vinho tinto
150 ml de demi glace
Zeste de laranja e limão siciliano
100 gr de queijo brie
50 gr de damascos secos
Sal e pimenta

Prepare Assim:

Peras:
Em uma panela funda, acrescente o vinho tinto e as peras descascadas. Deixe cozinhar por 15 minutos, retire do vinho e reserve. Após esfriar, retire o miolo e, em uma metade, acrescente o queijo brie; a outra metade deve ser cortada em formato de leque.

Peito de Pato:
Em uma frigideira fria, disponha o peito de pato com a gordura para baixo (em contato com a frigideira); após aquecer, sele o peito de pato por 10 minutos, até dourar.
** Não é necessário acrescentar qualquer outro tipo de gordura ou óleo para fritar o pato.

Molho:
O vinho utilizado para cozinhar as peras deve ser reduzido a 50% em fogo alto; após isto, acrescente o demi glace e reserve.

Montagem:
Corte o peito de pato em fatias com espessura similar e disponha a pera recheada ao lado. A pera em leque deve compor o prato em seguida, juntamente com o molho de vinho tinto sobre o peito de pato. Sirva em seguida.

Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 35 minutos

Sugestão: Chef Marcelo Pinheiro do Restaurante Tarsila


Fonte: Guia dos Restaurantes http://guiadosrestaurantes.com.br

Musse de queijo branco com goiabada cremosa

foto: guiadosrestaurantes.com.br
Por: Maria Jose Nogueira

Ingredientes:
1 queijo minas frescal branco (500 g)
1 lata de creme de leite sem o soro
1/2 lata (utilizar a lata do creme de leite como medida) de 
açúcar
1 lata de leite condensado
1 sachê de gelatina em pó sem sabor e sem corante (12 g)
1 vidro de goiabada cremosa (250 g) (comprada pronta)


Modo de preparo:

1. Em um liquidificador, bater o queijo com o açúcar, creme de leite e leite condensado.
2. Colocar a gelatina em pó numa tigela pequena e acrescentar 1 xicara (café) de água para hidratar (ver instruções do fabricante).
3. Em seguida, colocar a gelatina hidratada no micro-ondas por 20 segundos ou até ficar transparente, sem ferver.
4. Misturar a gelatina ao creme obtido no liquidificador, até 
incorporar bem.
5. Colocar em forma grande ou em taças ramequins 
individuais.
6. Deixar gelar por, no mínimo, 2 horas.
7. Desenformar na hora de servir e guarnecer com a 
goiabada cremosa.



Fonte: Ana Maria Braga
            Guia dos Restaurantes / guiadosrestaurantes.com.br



quarta-feira, 17 de julho de 2013

Salários de mordomos britânicos podem chegar a R$ 320 mil

Foto: BBC Brasil
Quase em extinção na Inglaterra, onde ficaram famosos pela elegância e distinção, os mordomos tem um mercado em franco crescimento em países emergentes como Rússia e China. Por lá, oferecer bons serviços não é suficiente - o diferencial é falar inglês com sotaque da terra da rainha.

De acordo com a Associação Internacional de Mordomos Profissionais, em 1930, havia cerca de 30 mil profissionais. De lá para cá, o número caiu. Segundo a organização, nos anos 1980 os discretos serviçais que sabiam dos segredos mais íntimos da aristocracia inglesa não somavam muito mais que cem.
Mas os novos ricos fizeram a antiga função ganhar espaço nas alcovas emergentes e chegam à pagar até R$ 320 mil à um mordomo inglês.

O presidente da associação, Robert Wennekes, diz que somente no Reino Unido existem 10 mil mordomos hoje, sendo 25% deles mulheres. "A profissão está indo muito bem. Países como Rússia e China brigam para conseguir os melhores", conta.

Foto: BBC Brasil - Bertold Wiesner
largou sonho de ator pra ser mordomo
Bertold Wiesner, um jovem de 33 anos, concorda. Após tentar a sorte no teatro, ele optou pela profissão de mordomo que lhe permite ganhar um salário de mais de US$ 160 mil dólares por ano, o equivalente a R$ 320 mil. Mas em outros países, como a China, os rendimentos podem ser ainda melhores. "Ouvi dizer que nos países árabes, pagam três, quatro, ou até dez vezes mais", diz.
Ele conta que as duas ocupações têm muito em comum: "Você tem que vestir uma máscara metafórica e é o melhor papel da sua vida, porque você o interpreta 24 horas por dia, 365 dias ao ano". Wiesner lembra que teve que atuar para esconder o seu orgulho nacionalista e mostrar um rosto afável, quando ouviu o seu patrão criticar na frente dele a cerimônia dos Jogos Olímpicos de Londres 2012. E é exatamente esta habilidade de controlar as emoções que faz dos mordomos britânicos tão populares.

O Mordomo

Mordomo é um empregado doméstico, ele é o chefe dos criados de uma casa.
O mordomo é também administrador dos bens de uma irmandade, confraria ou o organizador de uma festa popular, normalmente de caráter religioso.
Mordomo foi também um magistrado encarregado de cobrar impostos e de fazer citações e execuções judiciais.



Mordomos famosos

Foto Apolo: O ex-mordomo do papa Paolo Gabriele (ao centro) deixa a corte após ser condenado a 18 anos de prisão (Foto: AFP)

Um mordomo que ficou muito famoso recentemente foi Paolo Gabriele, ex funcionário do Papa Bento XVI, preso por roubar documentos santo padre.
Outro que entrou também para a história foi o então Paul Burrell, que trabalhava para Lady Diana, a Princesa de Gales.
O diretor brasileiro João Moreira Salles fez o documentário Santiago, sobre o mordomo argentino que trabalhou para a sua família durante 30 anos.


Trabalho duro

Foto: International Butler Academy
Mulheres são maioria.
O mordomo moderno tem diferentes papeis e precisa estar apto para aturar como gerente da casa, assistente pessoal, secretário, chefe de cozinha, guarda-costas e motorista.
Em geral, o dia do mordomo começa com a tarefa de garantir pão fresco e jornais, preparar o café da manhã e vestir o patrão. No meio da tarde, servir chá e torta a convidados, para em seguida, organizar conferências telefônicas e fazer anotações se o chefe assim o requerer. No fim do dia, ainda é preciso encontrar tempo para passear com os cachorros e limpar a chaminé.
Desempenhar diversas funções em um curto espaço de tempo é uma habilidade fundamental nesta profissão.
Wiesner conta que a recompensa é grande, com bons salários e viver em uma mansão com piscina, sauna e outros luxos.
Para Sara Vestin, diretora da agência de empregos Bespoke Bureau, "é o sotaque - o inglês da rainha - a etiqueta, o status de mordomo britânico e o seu estilo o que tem levado tantos estrangeiros à contratá-los".
Ela assinala que a demanda supera a oferta e, por esta razão, a agência abriu seis escolas de mordomos na China em 2012.
O jovem mordomo Wiesner planeja no futuro criar a sua própria escola de mordomos e dá a sua primeira lição sobre o trabalho.
"Trata-se de ser discreto, entendê-los (os patrões) e dar ajuda, assistência, mas nunca ser amigo", revela.


Mordomos em cruzeiros garantem mais conforto aos hóspedes

Comodidade e mordomia, quem não gosta? Em cruzeiros, esses luxos são oferecidos com um serviço de mordomo. Algumas companhias de luxo disponibilizam esse profissional para todos os hóspedes, mas nos navios maiores é exclusividade de poucos passageiros.

Foto: MSC Cruzeiros /vidaeestilo.terra.com.br/
Funcionários podem estar disponíveis até por 24 horas. Suas funções vão desde levar o café da manhã até marcar excursões.

Mas o que faz um mordomo em um navio?

Praticamente as mesmas coisas que faria em uma residência ou em um hotel de alto padrão. Os serviços vão da simples garantia de que o hóspede terá o jornal de sua preferência na suíte assim que levantar pela manhã até marcar excursões terrestres para destinos diferentes dos programados nos pacotes oferecidos pela empresa. “É um serviço procurado por quem quer exclusividade”, explica o diretor de Marketing e Comercial da MSC Cruzeiros, Adrian Ursilli.
Na companhia, esses profissionais são formados por uma escola holandesa, falam diversos idiomas e acompanham os hóspedes durante toda a viagem, desde o porto até a saída do navio. No caso da companhia, os profissionais estão disponíveis 24 horas por dia e são exclusividades dos hóspedes do MSC Yatch Club, área VIP dos navios da empresa. “Ele dá suporte especial, pode fazer reservas de passeios, aluguel de uma limousine, comprar ingressos para determinadas atividades, preparar a cabine para um jantar especial, um café da manhã. Ele cuida dos hóspedes com todos os mimos, conhecendo-os pelos nomes”, explica.

Das companhias que atuam no mercado brasileiro, outra que oferece o serviço de mordomo é a Costa Cruzeiros. Em todas as viagens da companhia, seja em temporadas nacional e internacionais, os hóspedes das cabines Suíte, Panorama Suíte e Grand Suíte têm direito a um mordomo exclusivo, sempre à disposição. Já na Royal Caribbean International é oferecido o serviço de *concierge para algumas cabines, que inclui acesso a um lounge privativo e atenção personalizada para ajudar em reservas e outras providências.

 http://www.butlerschool.com
Foto: Dinnah Nkuli Kipaya da Tanzânia - Pós-Graduação pela The Butler Academy International e Join The Butler Academy Internacional.


Para quem se interessar mais pelo assunto, ou até mesmo quiser saber a respeito do curso de formação de mordomos, vale a pena dar uma olhada no site da International Butler Academy (Academia Internacional de Mordomos) localizada no Holanda.





E é por essas e outras que sempre vamos ouvir dizer que "a culpa é sempre do mordomo".


Alguns mordomos na ficção

Alfred Pennyworth, o mordomo de Bruce Wayne, o Batman.
Crô, mordomo da Tereza Cristina na novela Fina Estampa.
Edgar, o mordomo, em Aristogatas, filme de animação da Disney de 1970.
Franz, mordomo do filme The Sound of Music, de 1965.
Geofrey, mordomo de Um Maluco no Pedaço.
Leopoldo, mordomo do Tio Patinhas.
Lurch, o mordomo de The Addams Family.
Max, o mordomo do seriado de televisão Hart to Hart (Casal 20, no Brasil), interpretado por Lionel Stander.
Nestor, o mordomo do Capitão Haddock, em As Aventuras de Tintim.


*Concierge: pessoa que é a responsável por controlar as entradas e saídas.

Fonte: Wikipédia.
            BBC News by Mary-Jane Cullen
             http://g1.globo.com/         
             http://vidaeestilo.terra.com.br/

terça-feira, 9 de julho de 2013

Conheça o Recife, a capital cultural do Brasil

Vista aérea Recife - Rafael Medeiros
Pontes, rios, piscinas naturais emoldurando a charmosa praia 
urbana de Boa Viagem, cultura diversificada, um Carnaval popular, descentralizado com shows de palco e agremiações carnavalescas na rua, principal polo gastronômico do Norte/Nordeste. O Recife oferece inúmeras atrações, sete dias por semana, para quem procura um destino de lazer

Na capital pernambucana, o turista torcedor que vier conferir 
a Copa do Mundo de 2014 encontrará muita diversão e uma 
cidade de serviços. Com um aeroporto moderno e já preparado para atender à elevada demanda do mundial, a cidade investe ainda em obras para garantir mobilidade urbana, ampliação da rede hoteleira local, revitalização de espaços turísticos e históricos como o Bairro do Recife, além de sinalização turística e viária.

Ao desembarcar no moderno terminal do Aeroporto 
Internacional do Recife, o caminho é quase obrigatório pela orla de Boa Viagem. A praia é o principal cartão-postal da cidade e o calçadão foi recentemente reformado, com nova iluminação, piso, quiosques, ciclovia e pista de cooper. A orla tem aproximadamente 8 km distribuídos por uma praia de águas mornas e claras, com extensa faixa de arrecifes que, na maré baixa, formam piscinas naturais. A boa visibilidade e temperatura morna da água, em torno dos 26°C, contribuem para a prática de mergulho na “capital brasileira do mergulho em naufrágios”. O Recife tem a maior concentração de navios artificialmente naufragados.
 
Sérgio Lobo
A comida do Recife é muito rica. Come-se de tudo, desde a cozinha Regional à internacional. O diferencial está não apenas na quantidade de bares e restaurantes como também na qualidade e variedade de opções. A oferta vai do regional ao contemporâneo, passando pelas mais variadas influências da culinária internacional. Restaurantes, botecos, bares, quiosques na orla de Boa Viagem e mercados públicos oferecem cardápios para todos os paladares com preços variados.

Para apreciar a cidade de outros ângulos, um dos passeios mais Recifenses é o de catamarã pelos rios Capibaribe e Beberibe. O tour, ao som do frevo, do maracatu e do manguebeat, contempla locais como a Rua da Aurora, o Marco Zero, os jardins do Palácio do Governo, o prédio da Assembleia Legislativa de Pernambuco e claro, as pontes, suas histórias e lendas.
 
Instituto Ricardo Brennand - Sol Pulquério
Um lugar inesquecível é a Oficina de Brennand, do artista plástico Francisco Brennand, conhecido em várias partes do mundo e considerado um ceramista contemporâneo. Lugar de beleza única, a oficina reúne algumas das peças mais bem trabalhadas e mais desejadas no mercado internacional das artes.

Imperdível também é o Instituto Ricardo Brennand (IRB), que guarda uma fabulosa coleção de armas brancas, telas do Brasil Colonial, obras de arte de diversas épocas e procedências e a maior coleção privada do pintor holandês Frans Post. Destaque para a escultura de Botero e uma réplica de O pensador, de Rodin.

A cidade oferece museus de qualidade, com destaque para o Museu do Homem do Nordeste, com cerca de 15 mil peças no acervo retratando a formação do povo nordestino. O Museu do Homem do Nordeste é considerado um dos mais importantes museus antropológicos brasileiros.
 
Museu Homem do Nordeste - Carlos Augusto
Vale ainda a visita à Casa-Museu Magdalena e Gilberto Freyre, onde o escritor viveu por mais de 40 anos no bairro de Apipucos, totalmente conservada com objetos, móveis e livros exatamente na mesma posição como eram no tempo de Gilberto Freyre. Para quem busca ainda outros atrativos culturais, também são imperdíveis o Museu do Estado, os fortes e a Capela Dourada, inaugurada em 1697 e considerada símbolo da arte sacra barroca no Brasil.

Projeto do renomado arquiteto Oscar Niemeyer, o Parque Dona Lindu já se destaca como espaço cultural e esportivo, localizando a apenas alguns quilômetros do aeroporto e em frente à orla de Boa Viagem. O espaço dispõe do Teatro Luiz Mendonça e da Galeria Janete Costa, além da única pista de skate no Norte e Nordeste no formato Bowl. Há ainda uma quadra poliesportiva, uma pista de cooper e um parque infantil.

Mais sobre o Recife
 
Praia de Boa Viagem-Rafa Medeiros
Recife é a capital do estado de Pernambuco, que fica no litoral do Nordeste brasileiro. O Recife está a três horas, de avião, do estado de São Paulo e a duas horas e meia do Rio de Janeiro. O clima da cidade é sempre agradável, com uma temperatura média de 25°C, mas pode esquentar mais durante o verão, chegando a 35°C. O Recife é uma cidade muito agitada, com diversos períodos de festas, com destaque para o Carnaval, o São João e o Réveillon. Além das grandes festas, a cidade tem sediado grandes shows e espetáculos culturais o ano inteiro, garantindo entretenimento ao turista nos 365 dias do ano.


Turismo e história pelos museus do Recife.

Equipamentos dão, aos visitantes, opções que vão desde a época da colonização até modernas obras, além da própria cidade ser considerada
um “museu a céu aberto”
 
Ordem Terceira de São Francisco - Sol Pulquério
Recife ferve de história e cultura. Com uma vasta gama de museus, as opções culturais chamam não só a atenção dos turistas, como também dos próprios recifenses. Um passeio cultural através dos museus e fortes do Recife é uma boa oportunidade para conhecer mais do passado e da cultura local.

Seja através das histórias retratadas nos museus ou das revoluções e domínios vividos nos fortes, as opções também são desfrutadas frequentemente por estudantes. As aulas de História se tornam mais interativas e divertidas, já que os alunos poderão presenciar de perto suas heranças que vão desde a colonização, passando pelo domínio holandês, influência africana e indígena, chegando à modernidade e à contemporaneidade.

Para o presidente da Fundação Gilberto Freyre, Gilberto Freyre Neto, a própria cidade do Recife já é um museu e, o que não pode se deixado ao ar livre, se coloca nos espaços reservados para preservação. “Ao turista que nos visita, oferecemos a oportunidade de viver e conviver conosco, compartilhar nossa história, nossos amigos, nossos valores”, completou.

Os museus estão abertos durante toda a semana, com as mais diversas exposições fixas ou temporais, além de programações culturais. O visitante terá apenas que escolher quais visitar, já que existem vários com uma diversidade de temas e acervos, e fazer o roteiro. O preço das entradas é simbólico e acessível a todos.


Aprenda com os museus

Para começar, uma interessante opção são os fortes que existem no Recife. No bairro de São José, por exemplo, está o Museu da Cidade do Recife, que fica dentro do Forte das Cinco Pontas, construção holandesa de 1630. No local, o visitante pode desfrutar de um extenso acervo de documentos iconográficos sobre o Recife, além de 150 mil imagens e peças religiosas e de antigas residências.
 
Sitio da Trindade - Carlos Augusto
Já o Forte do Brum, no Bairro do Recife, abriga o Museu Militar. O forte foi construído no século XVI para segurança e proteção da povoação do Recife, além de ter sido cenário de inúmeros acontecimentos históricos.

Próximo ao bairro de São José, aproveitando uma caminhada pelo Bairro do Recife, o visitante pode passar pela Sinagoga Kahal Zur Israel, que foi a primeira das Américas e um marco da história judaica no Brasil. De domínio holandês, o local funcionou entre 1641 e 1654, onde podem ser encontrados objetos e pisos do século XVII. Também próximo ao bairro está o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam), que integra o circuito de museus de arte moderna do Brasil e tem seu forte nas exposições temporárias.

Ainda no Centro do Recife, especificamente no bairro de Santo Antônio, há o Museu Franciscano de Arte Sacra, onde os visitantes mais religiosos podem observar valiosas peças do catolicismo no Recife e desfrutar da beleza da Capela Dourada, datada de 1696, um dos melhores exemplos do estilo barroco brasileiro.
 
Murillo La Greca - Sol Pulquério
No Museu Murilo La Greca, no Parnamirim, os amantes da arte contemporânea conhecerão o acervo de 1,4 mil desenhos de Murilo La Greca em técnicas diversas. No local, também são guardadas 160 pinturas e cartas trocadas pelo artista com Portinari e Giacometti.

Para saber as origens da obra Casa Grande & Senzala, basta ir à Casa-museu Magdalena e Gilberto Freyre, datada do século XIX, onde viveu o sociólogo Gilberto Freyre. Lá, também são encontradas obras literárias consagradas do autor e um acervo que vai desde um exemplar dos Lusíadas a painéis de azulejos portugueses, dos séculos XVI e XVII.

E o Recife também abriga um castelo medieval. É o Instituto Ricardo Brennand. O colecionador pernambucano Ricardo Brennand guarda um acervo de obras de artes das mais diferentes procedências e épocas, que vão desde a Europa Medieval do século XV ao Brasil do século XIX.

Serviço:
Sinagoga Kahal Zur Israel
Rua do Bom Jesus, 197/203
Tele: 3224.2128
Funcionamento: De terça a sexta, das 9h às 17h (com entrada até 16h30); domingo, das 14h às 18h (com entrada até 17h30)
Entrada: R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia)

Forte do Brum/Museu Militar
Praça Comunidade Luso-Brasileira
Tele: 3224.4620
Funcionamento: Terça a sexta, das 9h30 às 16h; sábado e domingo, das 14h às 17h
Entrada: R$ 2 (idoso, militar e criança até 9 anos não pagam)

Forte das Cinco Pontas/Museu da Cidade do Recife
Praça das Cinco Pontas, s/n, São José
Tele: 3224.2812
Funcionamento: De terça ao sábado, das 9h às 17h
Entrada: gratuita

Museu do Estado
Avenida Rui Barbosa, 960, Graças
Tele: 3184.3170
Funcionamento: De terça a sexta, das 9h às 17h; sábado e domingo, das 14h às 17h
Entrada: R$ 5 (crianças até 10 anos pagam R$ 2,50)

Museu Franciscano de Arte Sacra
Rua do Imperador Dom Pedro II, s/n, Santo Antônio
Telefone: 3224.0994
Funcionamento: De segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h; sábado, das 8h às 11h30
Entrada: R$ 4 (inteira) R$ 2 (meia) 


Mais informações

Lorena Ferrário
Gerente de Relações com a Imprensa | Secretaria de Turismo e Lazer do Recife
+ 55 (81) 3355 8182 | 9488 6261
e-mail: lorenaferrario@recife.pe.gov.br

Bárbara Franco
Assessoria de Imprensa | Secretaria de Turismo e Lazer do Recife
+ 55 (81) 3355 9405 | 9488 6855
e-mail: turismoelazer.recife@gmail.com ou 


fonte: Secretaria de Imprensa da Prefeitura do Recife.

*Você pode fazer uma visita ao site da prefeitura do Recife. Entre pelo link ao lado acima e boa viagem!