O Frevo!

O Frevo é um ritmo pernambucano derivado da marcha, do
maxixe e da capoeira. Surgido no Recife no final do Século XIX
 o frevo se caracteriza pelo ritmo extremamente acelerado.
Muito executado durante o carnaval, eram comuns conflitos
entre blocos de frevos, em que capoeiristas saíam à frente dos
seus blocos para intimidar blocos rivais e proteger seu estandarte.
Da junção da capoeira com o ritmo do frevo nasceu o passo, a
dança do frevo. Até as sombrinhas coloridas seriam uma estilização
das utilizadas inicialmente como armas de defesa dos passistas.
A dança do frevo pode ser de duas formas, quando a multidão dança,
ou quando passistas realizam os passos mais difíceis, de forma acrobática.
O frevo possui mais de 120 passos catalogados. Pode-se afirmar que o
frevo é uma criação de compositores de música ligeira, feita para o carnaval.
Os músicos pensavam em dar ao povo mais animação nos folguedos.
No decorrer do tempo, a música ganha características próprias acompanhadas
por um bailado inconfundível de passos soltos e acrobáticos. Em 1957, o frevo
Evocação No. 1, de Nelson Ferreira, gravado pelo Bloco Batutas de São José
(o chamado frevo de bloco) invadiria o carnaval carioca derrotando a marchinha
e o samba. O lançamento era da gravadora local, Mocambo, que se destacaria
no registro de inúmeros frevos e em especial a obra de seus dois maiores
compositores, Nelson (Heráclito Alves) Ferreira (1902-1976) e Capiba. Além de
prosseguir até o número 7 da série Evocação, Nelson Ferreira teve êxitos como
o frevo Veneza Brasileira, gravado pela sambista Aracy de Almeida e outros
como No Passo, Carnaval da Vitória, Dedé, O Dia Vem Raiando, Borboleta
Não É ve, Frevo da Saudade. A exemplo de Nelson, Capiba também teve
sucessos em outros estilos como o clássico samba canção Maria Bethânia
gravado por Nelson Gonçalves em 1943, que inspiraria o nome da cantora.
Depois do referido É de Amargar, de 1934, primeiro lugar no concurso do
Diário de Pernambuco, Capiba emplacou Manda Embora Essa Tristeza
(Aracy de Almeida, 1936), e vários outros frevos que seriam regravados pelas
gerações seguintes como De Chapéu de Sol Aberto, Tenho uma Coisa pra
lhe Dizer, Quem Vai pro Farol é o Bonde de Olinda, Linda Flor da Madrugada,
A pisada é essa, Gosto de Te Ver Cantando.
The Frevo
Frevo extremely rapid pace. Very run during the carnival, were common
conflicts between blocks frevos, where capoeira came ahead of its blocks
to intimidate rival blocks and protect its core. From the junction of capoeira
with the rhythm of frevo was the step dancing frevo. Even the colorful umbrellas
would be a stylization of used initially as weapons for defense of the dancers.
The dance of frevo can take two forms, when the crowd dancing, or when dancers
through the steps more difficult, so acrobatic. Frevo has more than 120 steps listed.
It can be argued that the Frevo is a creation of composers of light music, made for
the carnival. The players believed in giving people more animation in mirth.
Over time, the music gets its own characteristics accompanied by an unmistakable
dance steps and acrobatic loose. In 1957, the frevo Evocation No. 1, Nelson Ferreira,
recorded by Block Batons St. Joseph (the so-called Frevo block) invade the carnival
beating marching and samba. The launch was the record company, Mocambo, which
highlight the record of many frevos and in particular the work of his two greatest
composers, Nelson (Heraclitus Alves) Ferreira (1902-1976) and Capiba. Besides
continuing to the number 7 in the series Evocation, Nelson Ferreira had successes
such as frevo Brazilian Venice, written by samba Aracy de Almeida and others in
the past, Carnival Victory, Dede, The Day Comes striping, Butterfly Not ve, Frevo
of miss. Like Nelson, Capiba also had successes in other styles like samba classic
song recorded by Maria Bethânia Willie Nelson in 1943, which inspired the name of
the singer. After that It Amargar, 1934, first prize of the Diário de Pernambuco,
Although Capiba scored Manda This Tristeza (Aracy de Almeida, 1936), and several
other frevos would be rewritten by succeeding generations as De Hat Sun's Open,
I have one thing to tell you, Who Go To the Lighthouse Trolley Olinda, Linda Flower
of Dawn, The bruised is this, like to see you singing