Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Sergipe Gastronomia

A culinária sergipana é um festival de gostos, aromas e cores. O sergipano cultiva o hábito de "quebrar" caranguejo regado ao vinagrete, como complemento de uma boa prosa na mesa de bar. O guaiamum, outra espécie também extraída dos mangues, pode ser servido com um delicioso pirão. Na Passarela do Caranguejo, além do petisco mais famoso da cidade, é possível degustar casquinhas de siri, aratu, a caldinhos de sururu, ostra e camarão. Nas praias do Abaís e do Saco é possível encontrar a saborosa moqueca de siri na palha de ouricuri.


A típica carne de sol recebe um importante parceiro que é o pirão de leite. A água e a carne do coco, fruto característico de regiões costeiras, são bastante apreciados. Assim como os sucos de frutas nativas como mangaba, caju, umbu, cajá e pitanga. Ainda é comum escutar os pregões de ambulantes: "sarôio, beiju molhado, malcasado e pé-de-moleque!". São comidas gostosas de herança da culinária indígena e africana vendida nas ruas.

No período junino, a culinária a base de milho ganha força. Neste período é possível apreciar receitas como canjica, bolo de milho, mugunzá, entre outros. Tem ainda as tapiocas, queijo assado e licores de jenipapo, pitanga e maracujá e o amendoim cozido, verdadeira paixão do sergipano. A culinária à base de frutos do mar recebe o reforço dos peixes de água doce considerando a proximidade do Rio São Francisco o que facilita esta oferta.

Entre a vasta relação de ingredientes que dão sabor à culinária sergipana, o coco é sem dúvida utilizado em diversos pratos. Com presença marcante na paisagem litorânea, os coqueirais dão base de sustentação à economia sergipana. Dele nada se perde, desde as raízes, utilizadas como chá para remédios caseiros, à água e a carne do coco que são bastante apreciados e utilizados em doces exclusivamente sergipanos. Um exemplo é a  queijada, que apesar do nome, tem o seu principal ingrediente o coco, que lhe concede um sabor inconfundível.

Na região de Nossa Senhora da Glória encontra-se a maior bacia leiteira do estado. Lá é possível comprar queijos, requeijão e iogurte. Recentes iniciativas de cooperativas locais estimulam também a produção de derivados do leite cabra. Passando por aquela cidade o turista pode degustar um pedaço de queijo de leite de cabra, assim como iogurtes e doces de leite.

fonte: turismo sergipe

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Para minha querida Mãe

SÓ VOCÊ!


Se for a miss universo? Isso eu não sei.
Só sei que é a mais linda que eu já vi.
Se ganhou um Prêmio Nobel de física? Nem passo perto.
Pra mim, é a mais inteligente do mundo!
Se nasceu num jardim? Nem quero pensar.
Seu perfume me enlouquece a toda hora que me abraça.
Cartomante, cigana, astróloga ou vidente.
Amigo, só sei que acerta tudo o que prevê.
Médica, não achei ainda o seu diploma.
Mas aquele chazinho sob olhar carinhoso,
Me tirou da cama várias vezes.
Se fosse um homem, poderia ser um padre...
Só consigo me confessar com ela. Digo tudo!
(é claro que certas vezes me dá uma penitência).
Qual o time que é torcedora? Não lembro.
Mas lembro, muitas vezes, gritando e torcendo por mim.
Rainha do rádio, incrível! Viro pedra quando começa a cantar.
Não a vejo na política, sempre age com filantropia.
Uma chef, meus amigos adoram suas comidas, sobre mesas então.
Se há alguém acima dela, digo que só Deus,
Pois abaixo dele, só você, minha querida e amada mãe!





Elias Antonio Rodriguez
25.04.2008